Hemopa comemora assistência ambulatorial completa ao paciente hematológico

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará – Hemopa, é referência no atendimento à pacientes com doenças benignas do sangue e, de acordo com os resultados de 2019, só há motivos para comemorar. Foram realizados 13.487 atendimentos médicos e no atendimento odontológico foram executados 6.545 procedimentos de manutenção e prevenção que evitam agravos em pessoas portadoras de doença hematológica.

“contamos com uma gestão que prioriza a assistência hematológica que traz uma qualidade de atendimento e tratamento a todos os usuários. E é a partir de uma equipe coesa, multiprofissional, que seguimos alcançando resultados positivos para a assistência à sociedade”, destaca a Dra. Saide Sarmento Trindade, médica hematologista e coordenadora do atendimento ambulatorial do Hemopa Belém.

Dra. Saide Sarmento Trindade em atendimento aos pacientes do Hemopa.

Atualmente, o Ambulatório do Hemopa, em Belém, possui cerca de 15 mil pacientes ativos, dos quais, 1330 são pacientes de anemias hereditárias, genéticas, auto-imunes ou por falência medular. Todos recebem atendimento multiprofissional na Assistência Hematológica. A equipe de profissionais é constituída de 11 médicos, sendo 7 hematologistas, 3 clínicos e 1 fisiatra. Para o tratamento dentário, os pacientes contam com 5 cirurgiões dentistas. E ainda 6 fisioterapeutas, 3 psicólogos, 4 farmacêuticos, 6 enfermeiros e uma equipe de técnico de enfermagem conforme direcionamento de leito de paciente. Todo o processo de atendimento é focado na humanização, por isso 5 assistentes sociais e uma pedagoga completam a equipe multiprofissional.

O atendimento no Ambulatório é realizado de segunda a sexta, das 7h às 18h. Pacientes de primeira vez são agendados pelo Departamento de Regulação do município (DERE) e quando chegam ao Hemopa são atendidos pela equipe médica que avalia cada paciente de acordo com protocolos específicos para classificação de gravidade da patologia e, assim as consultas são agendadas para os profissionais especialistas. Além disso, a Fundação Hemopa também realiza serviço de pronto atendimento para necessidades assistenciais à pacientes em casos de sangramento ou dor.

O atendimento à pacientes é realizado de segunda a sexta, no Ambulatório do Hemopa.

As edições do ‘Curso Multiprofissional de Coagulopatias Hereditárias’, que foi um investimento de capacitação profissional da Fundação Hemopa para os quatro Hemocentros (Belém, Castanhal, Marabá e Santarém) realizadas em 2018 e 2019, foram essenciais para a descentralização do atendimento aos pacientes no Pará.

“O nosso objetivo é promover, cada vez mais, a capacitação de profissionais de outros municípios para atender de forma eficiente os pacientes hematológicos, garantindo a qualidade da assistência sem que o paciente precise se deslocar para Belém. Assim ganharemos mais tempo ao tratamento oferecido para cada protocolo, diminuindo custos com o programa de Tratamento Fora de Domicílio”, ressalta Dra. Saide.

Edição do Curso Multiprofissional de Coagulopatias Hereditárias em Marabá.

Todos os pacientes cadastrados no Ambulatório do Hemopa recebem medicamentos controlados, de alta complexidade, de acordo com cada patologia. A distribuição é feita, obedecendo protocolos ministeriais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), que repassa os medicamentos ao Hemopa.

Gilberto Rodrigues, paciente há mais de 40 anos do Hemopa.

Gilberto Rodrigues tem 49 anos e é hemofílico. Ele recebe assistência multiprofissional do Hemopa há mais de 40 anos. “Eu conheço toda a equipe do Hemopa. Para mim faz parte da minha rotina. A minha vida é tranquila devido ao tratamento que eu recebo desde a infância aqui”, disse o paciente que é técnico de informática e leva uma vida saudável.

Atualmente, Gilberto não precisa ir ao Hemopa com tanta frequência, de três em três meses é satisfatório para o tratamento. Já fez até uma tatuagem para marcar na pele que é possível conviver com a hemofilia seguindo orientações profissionais.

 

Gilberto em dia que consulta e tratamento no Hemopa.