Hemopa comemora crescimento na coleta de sangue e incentiva o ato solidário da doação

A Fundação Hemopa inicia nesta terça-feira (4), o cronograma de campanhas interna e externa, em parceria com instituições públicas, privadas, ONG´s, Associações e o voluntariado da causa solidária. O objetivo é manter o estoque técnico de sangue regular, que em setembro, teve um aumento de aproximadamente de 5% no número de coletas em relação ao mês anterior. Foram 4.339 bolsas de sangue em setembro, e 4.140 em agosto.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente social, Juciara Farias, o ciclo de campanhas desta semana se estenderá até a próxima quinta-feira (6). “Estamos sempre abertos para firmar novas parcerias em favor da doação de sangue. Nosso empenho tem dado certo com aumento gradativo mês a mês, da coleta de sangue no Pará. O meu obrigada para cada voluntário”.

Gustavo dos Santos Oliveira, 18, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural (UFRA), realizou a primeira doação sangue durante ação estratégica, que está acontecendo até às 17h desta terça-feira (4). “Estou muito feliz por ter realizado esse antigo sonho. Eu precisava passar por essa experiência que salva vidas. A doação de sangue conecta as pessoas. É importante também doar nesta época próxima do Círio porque a cidade recebe muitas pessoas e a necessidade pode aumentar ainda mais. Espero salvar muitas pessoas com a minha coleta de sangue”.

Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, o crescimento da coleta de sangue, mesmo que gradativamente, é o reflexo do trabalho desenvolvido para incentivar, cada vez mais antigo e novos doadores. “Algumas pessoas podem até achar um crescimento pequeno, são 191 bolsas de sangue há mais, o que representam mais de 760 pacientes que serão beneficiados. E toda vida importa. Agradeço a todos os doadores de nosso estado”.

Confira o calendário de Campanhas de 4 a 6 de outubro:
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Data: 04/10/
Local: Av. Perimetral – Terra Firme
Previsão: 60 voluntários
Hospital Ophir Loyola (HOL)
Data: 05/10
Local: Av. Governador Magalhães Barata, 992 – São Brás
Previsão: 100 voluntários
Estação Cidadania de Icoaraci
Data: 06/10
Local: Av. Lopo de Castro, 78 – Cruzeiro
Previsão: 100 voluntários
Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Mais informações: 08002808118.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)