Hemopa comemora dia mundial do doador de sangue com homenagem ao voluntariado

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) encerra a campanha “Junho Solidário – No arraiá do Hemopa tem festa e doação de sangue”, nesta sexta-feira, 14, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, com vasta programação no auditório do hemocentro, que vai certificar 19 escolas da rede de ensino da rede pública e privada e servidores que participaram de Gincana Solidária da Doação de Sangue, durante o período de 8 a 13/06.

A segunda ação estratégica deste ano, foi realizada com o intuito de reforçar o banco de sangue e garantir assistência integral às demandas transfusionais da rede hospitalar pública e privada do Estado, que atualmente é formada com mais de 200 hospitais de baixa, média e alta complexidade.

A campanha “Junho Solidário” absorveu várias datas comemorativas do período, entre eles, as datas de festas juninas, o Dia Mundial do Doador de Sangue, festejado dia 14; além da adesão do Hemocentro paraense ao movimento nacional de “Junho Vermelho”, que inicia a partir deste sábado, 15, até o final do mês, para homenagear dos doadores voluntários de sangue e incentivar o ato solidário em quem ainda não efetivou esse ato de generosidade com o próximo.

Junho Vermelho – A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Dados de coletas – Segundo dados do Ministério da Saúde cerca de 1.6% da população brasileira doa sangue regularmente. Isso significa 16 a cada mil habitantes. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar o número de doadores, entre 3% a 5% da população doadora de sangue regular.

Hoje, no Pará, esse percentual chega a 2.2% de doadores de sangue. Embora acima da média nacional, o Hemopa atua para elevar esse número e atingir a média sugerida pelo MS, que seja entre 3% a 5% da população doadora voluntária de sangue.

Ainda segundo o MS, no Brasil, a doação de sangue é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores. Em Belém o percentual desse segmento é de 40%. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens.

Em Belém, dos doadores de sangue 60% são homens e o restante de coletas do público feminino. Já no segmento jovem (entre 18 e 29) as doações chegam a 40%, que é um percentual crescente devido o projeto Doadores do Futuro, que atua no incentivo da doação de sangue junto aos alunos de escolas do ensino fundamental, médio e junto aos calouros dos estabelecimentos de ensino superior.

Ao todo, existem no país 32 hemocentros coordenadores e 2.034 serviços de hemoterapia, incluindo hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem e laboratorial de doadores. No Brasil, estima-se que ainda 32% das doações são motivadas por familiares e amigos de pacientes.

Importância da doação de sangue– O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Hemorrede paraense – Formada pelos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; Hemonúcleos de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Capanema; além de 44 Agências Transfusionais (AT). A campanha junina está sendo realizada por todas as unidades com exceção das AT´s.

Programação Dia Mundial do Doador – A solenidade em homenagem ao doador de sangue será de 9h às 11h, na sede do Hemopa, na Batista Campos, e contará com a presença dos representantes das 19 escolas que participaram da gincana pela doação de sangue. Haverá entrega de Placas Bronze, Prata e Ouro para os três primeiros lugares e entrega de certificados Selo Solidário 2019 para os demais estabelecimentos.

Durante o evento haverá ainda programação cultural e lúdica ao receber a Turma da Mônica que vai distribuir a todos os presentes, gibi de incentivo à doação de sangue voltado para o público infantil e juvenil com o intuito de mostrar que a doação de sangue não é um bicho de sete cabeças. O gibi, que oferece um conteúdo educativo e lúdico, é de autoria de Maurício de Souza, escritor e pai da mais animada e conhecida dos quadrinhos no Brasil.

O projeto é resultado da parceria da Maurício de Sousa produções com a Coordenação Geral de Sangue e Hemocomponentes, do Ministério da Saúde, e hemocentros de todo o país.

Está programado ainda, a homenagem ao servidor vencedor da gincana interna de doação de sangue, para encaminhamento de candidatos à doação de sangue. O primeiro lugar vai receber certificado e homenagem com sua foto na área de doação de sangue.

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.