Hemopa de Belém e Santarém começam a semana com um bom estoque

Text_2

“Estou aqui com o intuito de ajudar a salvar vidas”, disse o estudante de direito Danillo Rebelo, de 20 anos. Ele faz parte da caravana Vidas por Vidas, da Igreja Adventista, que deixou o domingo mais alegre no Hemocentro de Santarém. No total, 165 voluntários compareceram na ação solidária. Desses, 146 pessoas estavam aptas e puderam doar. Além disso, 36 novos cadastros foram feitos ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome.

“Uma ação muito positiva que a gente só tem a agradecer sempre este movimento do grupo Vidas por Vidas, que desde 2005, traz para os jovens adventistas a conscientização da doação de sangue. Com isso, a gente percebe um número cada vez mais crescente de pessoas doando, inclusive, pela primeira vez”, destacou Joaquim Azevedo, gestor do Hemocentro de Santarém.

Assim como em Santarém, o Hemopa em Belém também abriu no final de semana, no sábado (10) e registrou 176 coletas. Entre os doadores, um grupo da Igreja Adventista do Conjunto Guajará.

As estratégias de final de semana são essenciais para oferecer um suporte de iniciar a semana com um estoque abastecido para a demanda hospitalar que é ininterrupta. “O Hemopa precisa de maneira permanente de sangue. Pacientes precisam diariamente de transfusão. E a gente faz sempre o apelo para que todos que estejam com saúde, possam comparecer em uma unidade do Hemopa para fazer a doação de sangue e oferecer tranquilidade para quem precisa deste sangue”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores.

Critérios básicos para a doação de sangue

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Clique aqui e veja a unidade de coleta mais próxima de você.