Hemopa faz parceria com Comando Militar do Norte em lançamento de campanha de doação de sangue

Nesta quarta-feira (22), a Fundação Hemopa participou da abertura de campanha de doação de sangue comemorativa aos 10 anos do Comando Militar do Norte (CMN), no Quartel General Integrado, na Rua João Diogo, em Belém. Este ano com o tema “Doar está no Nosso Sangue”. A abertura do evento contou com a presença do Comandante Militar do Norte, General de Exército Costa Neves e do presidente do Hemocentro, Paulo Bezerra.

A campanha tem o objetivo de coletar cerca de 150 bolsas de sangue. Neste mesmo dia, militares também vão doar nos Hemocentros Regionais de Castanhal e Marabá com meta de 50 e 25 doações de sangue, respectivamente.

A iniciativa vai se estender até dezembro de 2023, por meio de compromisso de aniversário que o CMN firmou com o Hemopa e com a sociedade, em que todas as organizações militares irão marcar presença com o efetivo nas unidades de coleta para manter os estoques aptos ao atendimento transfusional da rede hospitalar e, assim, contribuir para o fortalecimento do estoque de sangue da hemorrede com o intuito e atender a demanda transfusional da rede hospitalar do Pará.

A doação é um ato voluntário. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pacientes internados na rede hospitalar.

Veja os pré-requisitos para ser um doador:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem levar um responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura;
– Apresentar documento original com foto e assinatura.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)