Hemopa fecha campanha do final de semana beneficiando mais de 2,6 mil pacientes

Iniciativa movimentou voluntários em Belém e em municípios como Capanema, Santarém, Ourilândia do Norte, Redenção e Tucuruí

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, nos dias 9 e 10 passados, a campanha já tradicional aos finais de semana em suas unidades regionais. A iniciativa de captação doação sangue somou 663 bolsas coletadas em benefício de 2.652 pacientes da rede estadual de saúde.

A sede da Fundação Hemopa em Belém, juntamente com as demais unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, fecharam o fim de semana com 540 bolsas coletadas, sendo que 336 dessas doações foram realizadas pela caravana “Vidas por vidas” da Igreja Adventista, na região Metropolitana de Belém. Essa iniciativa faz parte da agenda de responsabilidade social da instituição religiosa que realizou outras caravanas em outras unidades do Hemopa pelo estado, de forma simultânea.

Joilda Ribeiro, coordenadora do projeto “Vidas por Vidas” da Igreja Adventista do sul do Pará fala sobre a ação voluntária do grupo em Ourilândia do Norte. “Nossas visitas fazem parte do nosso projeto Vidas por Vidas para ajudar na doação de sangue para outras pessoas. Nós temos muitos voluntários que gostam de participar das campanhas em Redenção e para nós está sendo muito bom já que não temos mais que ter aquela dificuldade de deslocamento”, comenta a porta-voz da instituição.

Durante a campanha externa realizada no Hospital Regional da PA-279 (HRPA279), no município de Ourilândia do Norte, em parceria com o Hemonúcleo de Redenção, foram coletadas 132 bolsas sendo registrado 147 candidatos voluntários à doação e 23 voluntários do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Essa foi a primeira campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa no HRPA 279, entregue em maio de 2023 pelo Governo do Estado do Pará. Essa iniciativa é essencial para o incentivo das políticas de descentralização transfusional adotadas pela gestão da hemorrede estatual de forma a promover uma maior integração com as instituições e comunidades locais da região.

Nas demais unidades também houve campanhas internas e externas. O Hemocentro Regional de Santarém arrecadou 15 bolsas de sangue, por meio da ação externa no município de Placas em conjunto com o Projeto Trote Solidário da turma de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Em Altamira, a unidade Hemopa coletou 28 doações e recebeu 30 comparecimentos com apoio de caravanas de apoiadores da Maçonaria e colaboradores da Polícia Federal. Já o Hemopa de Capanema e Tucuruí fecharam o balanço com 60 bolsas coletadas. Ao longo do final de semana, a unidade de Tucuruí também recebeu suporte de seus parceiros, dentre eles a Clínica Amor e Saúde e Cartão de Todos.

Texto de Beatriz Silva (estagiária) / Ascom Hemopa