Hemopa finaliza Campanha de Carnaval 2024 beneficiando 12,8 mil pacientes da rede de saúde pública Pará

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) finalizou o balanço da Campanha de Carnaval 2024, realizada no período de 20 de janeiro até o ultimo sábado (10), em todas as unidades regionais do Estado que contribuíram para coleta 3.218 bolsas de sangue, garantindo, portanto, a cobertura transfusional de cerca de 12.872 pacientes em toda a rede de saúde pública do Pará.

O trabalho conjunto nas unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Metrópole, com a sede em Belém, resultou no comparecimento de 1.850 candidatos e 1.381 bolsas coletadas. Já os Hemocentros Regionais de Castanhal e Santarém finalizaram a campanha com 671 candidatos e 579 doações.

Nesse período, além da participação dos doadores já fidelizados, o Hemopa em Castanhal contou com a presença da Caravana Resgate da Fé, do grupo dos Desbravadores da igreja Adventista de Castanhal, de doadores do município de Santa Maria e dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Castanhal.

Na unidade da instituição  em Santarém, participaram da campanha os alunos do Cepes, Iespes, Bloco Porco Elétrico, maçonaria, Unimed, caravanas dos dos municípios de Placas e Rurópolis, além dos doadores sensibilizados nas divulgações Semjel e Projeto Trote Solidário.

As unidades de Altamira, Tucuruí, Redenção, Abaetetuba e Capanema acumularam, juntas, 1.221 comparecimentos e 1.059 doações.

O Hemocentro Regional de Marabá recebeu 261 voluntários, 199 doações e cinco candidatos a Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Compareceram na campanha os alunos do Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (IFPA), militares do 4° Batalhão de Policia Militar (BPM) do Estado do Pará, militares do Exército Brasileiro (EB), e também conscritos do Exército Brasileiro, além dos doadores regulares.

A Campanha de Carnaval 2024 realizada pela Fundação Hemopa foi resultado do esforço conjunto das equipes de captação de doadores de todas unidades de coleta da Instituição, que expande e descentraliza os serviços de hemoterapia e hematologia no Pará.

As ações estratégicas realizadas durante o período carnavalesco são essenciais para a manutenção dos estoques de sangue.  A campanha de carnaval busca aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue, incentivando voluntários e instituições parceiras a compareceram às unidades de coleta do Hemopa.

Fortalecendo vínculos familiares e incentivando a solidariedade, Valdiclene Soares mobilizou sua irmã e prima para realizar a doação no unidade do Hemopa em Altamira. “É importante ter a consciência entre família para a doação de sangue, porque muitas vezes têm pessoas da nossa própria família que precisam do sangue e a gente não sabe. Além disso, estando em família, há um número muito maior de doações, então já ajuda o abastecimento da unidade”, comenta a doadora.

A Hemorrede estadual contou com a solidariedade de aproximadamente 4 mil doadores voluntários.

Feriado Prolongado

Durante o feriado prolongado, de 12 a 14 de fevereiro, a Fundação deu continuidade à campanha de carnaval nas unidades das regionais de coleta do estado. Com cerca de 378 bolsas de sangue, as ações de captação poderão beneficiar até 1.512 pacientes que demandam assistência transfusional em toda a rede de saúde pública e privada do Estado.

Rainy da Silva e seu pai, Francisco Gonçalves, foram voluntários da campanha e por meio da transfusão, eles poderam contribuir para a causa da doação de sangue reforçando a importância de salvar vidas. “Eu trouxe meu pai, geralmente a gente sempre faz essa doação juntos, então acho muito importante, principalmente num feriado de carnaval, a gente continua aqui realizando a doação, que é um ato de amor, pensando no nosso próximo”, comenta.

A equipe das unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Metrópole, em conjunto com o Hemocentro Coordenador em Belém, fecharam o feriado prolongado com 347 comparecimentos e 270 doações. Enquanto os Hemocentros regionais de Castanhal e Marabá receberam, juntos, 60 doações, as unidades de coleta de Altamira e Tucuruí finalizaram o balanço de doações com 51 comparecimentos e 48 bolsas de sangue.

Texto: ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva (estagiária)