Hemopa forma mais três profissionais da residência em hematologia e hemoterapia

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará – Hemopa, por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEPES, desenvolve um importante trabalho na área científica. Desde 2016, oferece a capacitação de profissionais em residência médica e multiprofissional em parceria com instituições de ensino conveniadas.

Este ano, três profissionais compõem a terceira turma de formandos da residência da Fundação Hemopa.

A biomédica, Lina Monteiro, veio do Piauí para fazer residência multi, no Hemopa.

A biomédica Lina Monteiro, e agora especialista em atenção hemoterápica e hematológica, é natural de Teresina, no Piauí. Ela disse que voltará para seu estado com outra visão de trabalho. “Uma experiência única. Com um aprendizado intenso que vai fazer toda a diferença em minha vida profissional. Pra mim foi um sonho, porque no meu estado não tem residência. Eu já era apaixonada pela Hematologia e durante a residência, acabei me apaixonando também pela hemoterapia. Saio daqui com uma bagagem muito grande sobre a importância da doação de sangue. Entendi a importância da qualidade no serviço público”, destacou.

A enfermeira, Letícia Cruz, em assistência ao paciente do Ambulatório do Hemopa.

Na área da residência multiprofissional em enfermagem, Letícia Cruz, descreveu este dois anos de imersão como sendo “um período único na vida”. O programa de residência superou a expectativa da enfermeira. “Observei áreas de atuação na Enfermagem que não imaginava quando estava na graduação. Muitas pessoas desconhecem do que acontece aqui dentro do Hemopa, o que se desenvolve aqui. É além da doação de sangue. Me sinto mais preparada para vida profissional”, disse Letícia que também teve a oportunidade de atuar em outras unidades hospitalares na atenção primária como no Ophir Loyola e um intercâmbio no Hemocentro do Rio de Janeiro – Hemorio.

Glaucia Silva, fisioterapeuta, em ação na clínica do Hemopa

O mesmo sentimento de gratidão e crescimento profissional é compartilhado por Gláucia Silva, concluinte da residência multiprofissional em fisioterapia. “Durante a residência pude experimentar coisas que não vivi na universidade. Pude me aprimorar na área da hemoterapia e hematologia. A relação com pacientes é uma convivência que só tem aqui no Hemopa. Conseguimos enxergar além da patologia dele. Geralmente são pacientes que fazem tratamento desde o nascimento, em alguns casos. Por isso, conseguimos fazer um acompanhamento longitudinal, conseguindo observar a evolução de cada um. Nós também aprendemos com nossos pacientes, coisas que não se encontra na literatura”, destacou.

Este ano, o governo do estado vai promover a cerimônia integrada de conclusão dos programas de residência em saúde, no próximo dia 4 de março, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Serão cerca de 300 residentes formados em especialidades médica e miltiprofissional de 11 instituições estaduais. Entre elas, a Fundação Hemopa.

“A Fundação Hemopa é referência nacional quando se fala em hemoterapia e hematologia. A cada ano buscamos aprimorar os estudos nesta área, investindo em equipamentos de ponta e incentivando a promoção do conhecimento, através de programas de residência e eventos científicos. Precisamos preparar profissionais capacitados para atuar em um mercado competitivo, oferecendo as melhores condições de assistência à saúde para a população que depende do Sistema Único de Saúde”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, ao parabenizar o governo do estado, por meio da Sespa, pela iniciativa inédita de formatura integrada de residentes que atuaram em órgãos público do estado.

Hemopa é referência na área de hemoterapia e hematologia

Referência no atendimento à pacientes com doenças benignas do sangue, o Ambulatório do Hemopa, em Belém, possui cerca de 15 mil pacientes ativos, dos quais, 1.330 são de anemias hereditárias, genéticas, auto-imunes ou por falência medular. Todos recebem atendimento multiprofissional na Assistência Hematológica.

Com a implantação do programa de residência médica e multiprofissional, a Fundação teve ganhos significativos não só no aspecto ensino e pesquisa, mas também oferecendo a sociedade profissionais mais preparados para lidar com pacientes hematológicos. Além disso, multiprofissionais de saúde que integram a rede hospitalar são responsáveis pela melhoria da qualidade de vida daqueles que precisam dos serviços públicos.

“Após dois anos de residência, recebendo aulas teóricas e prática, os profissionais saem prontos para atuar nesta área. E isso mostra a importância da implantação deste programa no Hemopa, pois contribuímos com a formação de recursos humanos na área de hematologia e hemoterapia no mercado de trabalho, aonde temos poucos profissionais capacitados”, ressaltou Renata Hermes assessora técnica do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação – NEPES.

Desde 2016, ano em que foi instituído o programa de residência multiprofissional de hemoterapia e hematologia, a Fundação Hemopa já formou 14 profissionais, sendo 5 biomédicos, 5 enfermeiros e 4 fisioterapeutas. E no mês de março, o programa inicia mais uma turma com sete novos residentes.