Hemopa incentiva jovens para a doação de sangue no veraneio

Text_2

Mês de julho será atípico para muitas famílias. Sem férias escolares, sem viagens, sem um pulinho na praia. Os jovens, principalmente, devem estar ansiosos para sair de casa e ‘dar um rolé’, não é mesmo?!

E enquanto isso, que tal fazer um programa diferente e ajudar a salvar vidas?! A Fundação Hemopa precisa de vocês também, jovens, para fazer a diferença na sociedade sendo um doador de sangue e medula óssea ou para repetir esse ato de generosidade com o próximo.

Pessoas a partir de 16 anos já podem se tornar um doador de sangue. Basta levar um responsável até o Hemocentro para assinar a autorização, uma vez que legalmente, jovens até 17 anos são considerados menores de idade.

Segundo o último levantamento da Fundação (2019), a faixa etária entre 16 e 17 anos, representa apenas 1% dos doadores de sangue, no Pará. Cerca de 40% dos voluntários estão entre 18 e 29 anos e, 59%, acima de 30 anos.

‘Sangue Corintiano’ é um grupo de jovens torcedores de Belém muito atuante na doação.

“O índice de 1% para os jovens de 16 e 17 anos ainda é muito baixo diante de uma população saudável e ativa como as pessoas desta faixa etária. Precisamos que os jovens estejam mais engajados e receptivos às causas humanitárias e de responsabilidade social, como é a doação de sangue. Se cada um fizer a sua parte, poderemos salvar muitas vidas”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

Diante desta necessidade, a Fundação Hemopa vai focar o mês de julho de incentivo ao público jovem. A expectativa é mobilizar times de futebol, universidades, escolas de ensino médio e profissionalizante, para que montem suas caravanas solidárias.

Mas, outros segmentos sempre serão muito bem-vindos, afinal precisamos da colaboração de todos.

Quem pode doar

Além dos critérios básicos, pesar mais 50kg, estar bem de saúde e alimentado no dia da doação, é importante ressaltar aos jovens a partir de 16 anos que tatuagens e piercings inabilitam a doação por 1 ano. Portanto, antes de fazer a próxima tatoo ou colocar mais um brinco, faça a sua doação de sangue. E também não pode ter ingerido bebida alcoólica em menos de 24 horas.

No momento do cadastro, o voluntário deve estar com uma carteira de identidade oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Carteira de meia passagem ou de estudante não são aceitas.

O grupo ‘Força Jovem Adventista’ também está sempre presente nesta corrente do bem.

E claro, o jovem entre 16 e 17 anos não pode esquecer de ir acompanhado de um responsável legal para assinar a autorização de doador voluntário de sangue. O responsável também deve estar com um documento de identificação oficial com foto.

Doação de Medula óssea

Para entrar no Registro Nacional de Medula Óssea, o cidadão precisa solicitar ao atendente na hora do cadastro, pois gera um cadastro diferenciado para cada tipo de doação.

O voluntário assina um termo de consentimento livre e esclarecido sobre a doação de medula óssea. E será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato. Os dados pessoais e o do sangue serão incluídos no REDOME e quando houver um paciente com possível compatibilidade, o cidadão será consultado para decidir quanto à doação. Este procedimento pode ser feito ao mesmo tempo em que o jovem esteja doando sangue.