Hemopa inicia a semana com a captação de quase 400 bolsas de sangue

Text_2

A Fundação Hemopa inicia semana com mais 390 bolsas de sangue para o estoque que possibilitará o atendimento transfusional de aproximadamente 1.560 pacientes internados na rede hospitalar do Pará com possui mais de 200 hospitais públicos e privados. A ação que foi realizada em Belém, Santarém, Marabá e Tucuruí contou com apoio de instituições parcerias de todas as esferas, dias 25 e 26, sábado e domingo, respectivamente.

Belém – Na sede do Hemopa e  na Unidade de Coleta Castanheira, foram  efetivadas  151 doações voluntárias sangue com a participação popular de instituições públicas, privadas, ONG´s e Associações.

Juciara Farias, gerente de captação de doadores

A gerente de Captação de Doadores, a assistente social, Juciara Farias, comemora o significativo saldo de pacientes que serão beneficiados com a solidariedade dos voluntários da causa da doação de sangue. “Nossa gratidão pelo altruísmo de todos que colaboraram com adesão às nossas campanhas de final de semana. Doe sangue, salve vidas”.

Marabá– No Hemocentro Regional de Marabá, a mobilização realizou 82 coletas de sangue, que vão ajudar centenas de pacientes da região.

Santarém– Já no Hemocentro Reegional de Santarém, a ação estratégica contou com a parceria do grupo do Boi Garantido que contribuiu para coleta de 138 bolsas de sangue que vai garantir atendimento transfusional satisfatório na região o Baixo Amazonas.

Tucuruí– No Hemonúcleo de Tucuruí o funcionamento do serviço possibilitou o reforço de mais 18 doações de sangue.

Domingo, 26

Belém- A Unidade de Coleta Castanheira, estará com serviço de coleta de sangue das 8h às 15h.

 Quem pode doar sangue

– Apresentar documento original  com foto e assinatura.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.