Hemopa inicia a semana com mais de mil bolsas de sangue no estoque

A Fundação Hemopa inicia a semana com mais 1.066 bolsas de sangue coletadas em Belém, Alenquer e na cidade de Bragança. O material beneficiará cerca de 4.270 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Estado do Pará, que atualmente é composta por mais de 200 unidades hospitalares de baixa, média e alta complexidade.

Em Belém, entre sábado e domingo, dias 19 e 20, respectivamente, houve registro de 430 coletas de sangue na sede do Hemopa, em Batista Campos e na Unidade de Coleta Castanheira que contou com a participação de Caravanas Solidárias em parceria com instituições públicas, provadas, ONG´s e associações.

Foto: Pedro Guerreiro/Ag.Pará

O universitário do curso de Administração, Lucas Gerard Oliveira Campos, contribuiu e doou sangue nesta segunda-feira (21/11), na sede da Fundação Hemopa. Com tipo de sangue A Positivo, ele doa sangue há cerca de um ano. Ele foi motivado por vivenciar a necessidade de transfusão de sangue dentro de sua própria família. “Tivemos ajuda de pessoas que doaram sangue, quando eu não podia doar, a partir de então me tornei um doador. As pessoas devem ter em mente que é sempre bom ajudar o próximo”, disse.

Também nos dias 19 e 20, as equipe do Hemocentro Regional Castanhal (HRC) e o Hemonúcleo de Capanema (Henca), realizaram campanha externa de doação de sangue em Bragança, nordeste paraense, que contou com 505 comparecimentos e 434 coletas de sangue, superando a meta de 350 doações.

Entre os voluntários da campanha em Bragança esteve Tainã da Silva Costa, da comunidade Jarara. “Estou doando sangue porque é vida, aproveitando a  oportunidade de ajudar a salvar vidas de quem está, por exemplo, internado em leitos de hospitais. Eu me sinto muito bem com esse ato de solidariedade, especialmente, neste período, que se aproxima do Dia do Doador de sangue”.

A campanha foi realizada na Unidade Básica de Saúde Waldemar Duarte de Melo e contou com apoio da Unidade Móvel de Coleta de sangue da Fundação Hemopa. No sábado, o prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira, prestigiou a campanha, juntamente com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Mário Júnior; o médico, Andes Ken Nagahana que foram recepcionados pelo presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.

Diante o excelente saldo da campanha, o gerente do Henca, Noelton Neves Soares, agradeceu todos os voluntários da campanha que abraçaram a causa da doação de sangue no município, além das equipes do Hemopa Castanhal e de Capanema. A ação estratégica contou com o apoio de direção da Escola Luiz Paulino Mártires, com a realização de “Gincana Solidária” junto aos estudantes.

“Superamos a meta de coletas graças as solidariedade do povo de Capanema e localidades vizinhas que tiraram um pouco do seu tempo para salvar vidas com esse gesto solidário e de amor ao próximo. Agradeço ainda a administração municipal pelo importante apoio à nossa ação. Muito obrigado”.

O mesmo sucesso também foi obtido na campanha externa de doação de sangue, realizada pelo Hemocentro Regional de Santarém na cidade de Alenquer, também  no Oeste do Pará, que registrou 231 comparecimentos e 202 bolsas de sangue. “Nossos agradecimentos aos profissionais envolvidos e o honroso reconhecimento aos cidadãos de Alenquer que não mediram esforços para doar sangue e salvar vidas”, destacou a gerente do Hemopa Santarém, a enfermeira Rita Favacho.

Paulo Bezerra agradeceu o esforço de todas as equipes envolvidas, as prefeituras de Bragança e Alenquer, que aderiram às ações estratégicas que vão salvar milhares de vidas. “Foi um sucesso. Isso não tem preço. Fica a grata sensação de dever cumprido. Mas, faço questão de sempre ressaltar a necessidade de manter a regularidade para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar. Muito obrigado”.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário o intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Endereços das unidades:

Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.

Posto de Coleta Castanheira
Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira).

Hemocentro de Santarém
Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Fone: (93) 3524-7550.

Por Vera Rojas (Hemopa)