Hemopa promove campanha de doação de sangue na Usina da Paz da Cabanagem

Text_2

A ação de hoje, 26, contou com a participação de 67 voluntários e resultou em 39 bolsas coletadas, as quais devem beneficiar 156 pacientes internados na rede hospitalar pública do Pará

As campanhas externas de doação de sangue, promovidas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), são fundamentais para grantir os estoques do banco de sangue paraense abastecidos. Nesta terça-feira, 26, foi a vez da parceria com a Usina da Paz da Cabanagem, que contou com a participação de 67 voluntários e resultou em 39 bolsas coletadas, as quais devem beneficiar 156 pacientes internados na rede hospitalar pública do Pará.

Lilian Bouth, assistente social do Hemopa, destaca a importância dessa iniciativa.“A parceria com as usinas da Paz elas vêm para levar às comunidades o acesso à doação de sangue que é tão importante, porque assim nós aumentamos o número de novos doadores e também os nossos estoques de bolsas, consequentemente, conseguimos atender pacientes nos hospitais”, disse a profissional.

A coordenadora geral das Usinas da Cabanagem, Ivanilda Vieira, considera que essa parceria promove mais proximidade com a população. “As campanhas de doação de sangue, dentro das Usinas da Paz, são muito importantes, porque isso aproxima o Hemopa dessa comunidade e nós temos muitos doadores. Nós estamos entrando agora no período da Semana Santa, então é bom que nós estejamos com o banco de sangue com bastante bolsas, só depende de cada um de nós”, reforçou.

Lilian Mendonça, técnica de enfermagem ficou sabendo da iniciativa e aproveitou para fazer a sua primeira doação de sangue. “Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas não tinha o peso ideal. Agora que já estou dentro do requisito de peso, eu vim. Fico bastante feliz, doar sangue é vida, pois por muitos lugares que passei vi o quanto é necessário quando uma pessoa precisa de sangue”, defendeu a doadora.

A voluntária comentou ainda sobre a facilidade de ter uma campanha do Hemopa na comunidade. “Muitas pessoas não conseguem se deslocar até um posto de coleta, então é muito bom estar vindo à comunidade e fazendo essa ação”, avaliou Lilian.

Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação – CNH, carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto; 
– Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas, e
– Estar em boas condições de saúde

Serviço: Nesta quarta-feira, 27, o Hemopa estará com campanha de doação de sangue na Usina da Paz Icuí, das 8h às 16h. 

Texto por Helen Alves (Hemopa).