Hemopa promove comemoração alusiva ao dia das crianças

Cerca de 40 pequenos usuários, juntamente com seus responsáveis, participaram da comemoração alusiva ao Dia das Crianças, dia 8, promovido pela Fundação Hemopa, por meio da Gerência de Serviço Social de Pacientes, na manhã de ontem (8), na Sala de Estar do Hemocentro Coordenador, em Belém. O dia foi marcado por muita animação.

O palhaço ‘Tio X-Tudo’, deu início às brincadeiras com a pintura na pele e brincadeiras de roda. Depois foram os palhaços doutores do Grupo Sorria que entraram em ação na sala para deixar o clima ainda mais contagiante.

Grupo Sorria no comando das brincadeiras

As risadas iam aumentando a cada brincadeira, mas não só das crianças. Rosana Rocha, que é mãe da Ana Beatriz e da Laila Fernanda, estava se divertindo tanto quanto as filhas. “Chegamos atrasadas hoje e pegamos a senha 21. Então essa programação está sendo maravilhosa” disse. Elas vieram do município de Jacundá (cerca de 500 Km da capital paraense) para o tratamento da Laila que veio para uma consulta com a médica hematologista.

Esta é uma ação que faz parte do projeto sociocultural do Hemopa com o objetivo de proporcionar atividades recreativas e de humanização que reflitam de forma positiva no tratamento dos pacientes. “Com essas atividades a gente tira o foco da doença. Famílias que, na maioria dos casos, são de baixa renda, com pouco acesso a cultura e lazer, essa é uma oportunidade única. Eles se sentem mais felizes e dispostos. E a nossa equipe consegue extrair sorrisos do rosto daquelas crianças, que as vezes a gente não consegue visualizar na rotina de tratamento”, destacou Cristina Santos, gerente do Serviço Social.

As crianças que participaram da manhã lúdica receberam brindes especiais, doados por servidores e instituições parceiras. A ação contou com a colaboração da diretoria, de servidores das unidades e parceiros externos.

Em Santarém teve diversão com conscientização ambiental

No Hemocentro de Santarém, a criançada teve uma manhã alegre na Escola Parque Municipal, que entrou como parceira da ação. A programação alusiva ao Dia das Crianças foi oferecida para os pacientes e para os filhos dos servidores do Hemopa Santarém.

Plantação e orientações sobre meio ambiente, em Santarém.

Elas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Cada um plantou uma sementinha na área verde da Escola Parque. Além de participarem de brincadeiras de roda e cantorias que fizeram com que os pacientes sentissem a felicidade de ser criança, esquecendo as limitações impostas pela doença.

“Foi uma ótima iniciativa promover essa integração entre pacientes e filhos de servidores. Achei muito interessante também abordar o tema meio ambiente, com plantação. Foi bem divertido para as crianças e para a gente”, disse Elaine Soares, Biomédica do Hemocentro Santarém.

Brincadeiras lúdicas entre pacientes e filhos de servidores animaram a manhã
Hora de entregar os brindes

Lucas e Mateus Rocha, irmãos gêmeos, são pacientes hemofílicos e fazem acompanhamento multiprofissional no Hemopa Santarém. Eles adoraram a programação. “Foi um dia diferente. Aprendemos coisas novas e brincamos demais”, disse Lucas.

No total, cerca de 25 crianças participaram das atividades que terminou comum a distribuição de brindes para todos.

A criançada também curtiu no Hemocentro de Marabá

Os pacientes do ambulatório do Hemocentro Regional de Marabá foram surpreendidos com a animação do grupo voluntário “Amor e Ação”.

Cerca de 25 crianças participaram da ação em Marabá.

Na programação tudo o que criança gosta: pipoca, doces, brincadeiras e brindes! Um diferenciado para marcar na vida de cada menino e menina que possuem uma rotina tão pesada de tratamento. E este é objetivo do Hemopa, proporcionar um ambiente mais humanizado para os pacientes e seus familiares.