Hemopa promove curso para discutir doenças do sangue em Santarém

Inscrições esgotadas no Curso Multiprofissional em Coagulopatias Hereditárias que a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), está realizando em Santarém, nos dias 13 e 14 de agosto.

No total, o Hemopa recebeu 140 inscrições de profissionais de diversas áreas de atuação dentro da assistência à pacientes portadores de coagulopatias, em Santarém e região.

Mirna Pedroso, enfermeira e professora do Instituto de Esperança de Ensino Superior (IESPES) ressaltou a importância de participar desta capacitação para ela e para os alunos. “Diariamente nós estamos em hospitais com os estudantes, lidando com diversos tipos de patologias, e quando a gente tem um evento desse a gente precisa participar para melhorarmos o nível conhecimento para também melhorar o atendimento quando estivermos na assistência.”

Na manhã de hoje, 13, compuseram a mesa de abertura, Henderson Pinto, secretário do Centro de Governo do Baixo Amazonas; Dayane Lima, secretária da Saúde de Santarém; Marcela Tolentino, diretora do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa);  Joaquim Azevedo, Gerente do Hemocentro de Santarém e dra. Saide Trindade, coordenadora do evento.

“Gostaria de agradecer ao Hemopa por trazer mais um curso de capacitação para o Oeste do Pará. Esta é mais uma oportunidade para tornarmos nossos profissionais mais capacitados no atendimento ao público”, destacou o representante do Governo do Estado, Henderson Pinto.

Dayane Lima também exaltou a iniciativa da Fundação.  “É uma honra muito grande ter essa parceria com o Hemopa. Estamos buscando sempre o melhor atendimento à população, através do Sistema Único de Saúde. Essa capacitação é de extrema relevância para o profissional que está na ponta do atendimento”, disse.

Serão dois dias de evento com o objetivo de discutir assuntos relacionados aos distúrbios da coagulação sanguínea, as formas de prevenção, identificação, tratamento, entre outras formas de lidar com o paciente.

O médico Marcos Leme, que atende na Unidade de Saúde da Família de Jacaré Acanga, que é município vizinho à Santarém, se programou para participar deste evento.  “É importante tá conhecendo um pouco mais sobre coagulopatias para ampliar mais a visão com relação aos nossos pacientes. Temos um município pequeno, mas as ocorrências são freqüentes. O evento está sendo produtivo no sentido de termos o conhecimento de diagnosticar e saber como lidar com os pacientes”.

O gerente do Hemocentro de Santarém, Joaquim Azevedo, disse que este primeiro dia intensificou a relevância em promover eventos médicos e científicos no Oeste do Pará. “Alcançamos mais que nossas expectativas. Tivemos a inscrição de profissionais da saúde, inclusive médicos de municípios vizinhos, e isso é uma grande vitória para a gente. Queremos ampliar o conhecimento e realizar mais eventos como estes no futuro”, ressaltou.