Hemopa promove ‘Pedalada pela Vida’ na abertura da Semana do Doador de Sangue

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, na manhã deste domingo (19) , o passeio ciclístico “Pedalada pela vida” como parte da programação da Campanha “Hemopa e você mantendo sorrisos”, alusiva às homenagens da Semana do Doador Voluntário de Sangue, em Belém e nas demais unidades do Hemopa no estado do Pará.

O objetivo da ação é dar visibilidade aos voluntários e sensibilizar a sociedade para a importância da doação de sangue como ato de cidadania. O circuito ciclístico teve seu ponto de concentração às 6h, na sede do Hemopa, na capital. O encerramento ocorreu na República, com uma momento de celebração entre os participantes.

De acordo com o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, o engajamento da sociedade civil é fundamental para disseminar a causa da doação voluntária de sangue. “Abrimos essa semana com a pedalada pela vida, um ato muito importante, promovendo a saúde e o esporte aliados à solidariedade, por meio da doação de sangue, que significa vida. Esse é o nosso compromisso. Então, essa ação em parceria com os ciclistas é uma forma de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a doação voluntária de sangue, um gesto tão simples e que verdadeiramente salva muitas vidas”, pontuou o gestor.

A participação de grupos organizados de ciclistas e dos adeptos ao ciclismo e ao esporte, no geral, fazem toda a diferença e a Adrilea Cardoso levou o filho Adonis, de 8 anos, é uma das incentivadoras da causa solidária.”É o segundo pedal dele e está adorando, agora quer ir em todos, se diverte a mãe que adiciona: “É sempre bom conscientizar sobre a doação de sangue e a atividade física também”, reforçou Adriela.

Benedito Diniz, também é um entusiasta do ciclismo desde a infância e é membro de um grupo  de 27 ciclistas, chamado “Os Catracas”. Ele já participou das edições anteriores do evento do Hemopa em apoio à doação de sangue e traz sempre sua bicicleta bem equipada e estilosa. “O design dela é holandês, tem oito marchas, buzina, tem uma cabeça de águia, o olho dela acende, farol e o descanso do pedal é um modelo  de pé de gente”, contou animado.

Ao final do passeio ciclístico, houve também um sorteio. Augusta Garcia, é militar aposentada e foi uma das ganhadoras do prêmio do evento. “É um dia muito feliz, é minha segunda vez nesse passeio do Hemopa. Eu sou doadora há mais de 20 anos, e não há nada melhor do que doar vida. Então é um momento especial e ainda mais ganhando a premiação de uma bicicleta nova, eu já estava querendo trocar a minha”, celebrou a voluntária.

Texto: Helen Alves (Hemopa)