Hemopa reabre unidade de coleta de sangue do Castanheira

Já está funcionando, novamente, a unidade de coleta de sangue do Hemopa que fica na entrada do Shopping Castanheira. A Fundação Hemopa realizou um trabalho de revitalização do espaço durante cerca de 20 dias. No sábado, dia 7, a unidade reabriu em carácter experimental e foram coletadas 50 bolsas de sangue.

“Aproveitamos o período de férias escolares, quando o movimento é mais baixo de doadores para fazer esta revitalização. A intenção é proporcionar aos voluntários uma experiência mais agradável. Esta unidade é muito importante pra gente, visto que é estratégica para os voluntários de Ananindeua e bairros mais afastados”, disse o presidente da Fundação, Paulo Bezerra, que visitou o espaço, acompanhado da diretora técnica, Luciana Maradei, na manhã desta segunda-feira (09).

Walace Miranda é morador de Barcarena e doador regular. Este final de semana veio passar o Dia dos Pais em Ananindeua e aproveitou para passar no Hemopa Castanheira. “Aqui é mais próximo pra gente. Se eu tivesse que ir até lá no centro não conseguiria doar antes de voltar para Barcarena”, disse o auxiliar de produção.

Walace é doador de repetição do Hemopa.

A unidade Castanheira é muito importante para a Fundação. O movimento constante do shopping e adjacência possibilita um fluxo espontâneo de voluntários. Como aconteceu com o Otávio Sardinha, carpinteiro, que estava passando pelo Shopping e decidiu parar e fazer a sua doação. “A gente tem que olhar com amor para as pessoas. Já estava há quase um ano sem doar e hoje, estava passando por aqui e aproveitei para doar. Esta unidade facilita pra gente, moro na Pratinha

Só em 2020, ano de pandemia, 10.347 bolsas de sangue foram coletadas no Castanheira. E neste primeiro semestre de 2021, já foram doadas 7.351 bolsas. “Está unidade de coleta contribui diretamente para o abastecimento do estoque de sangue do Hemopa, por isso estamos sempre em busca de oferecer o melhor conforto aos doadores que são essenciais para cumprir com esta missão de salvar vidas”, complementou o presidente.

A Fundação Hemopa está comprometida em aproximar os serviços de coleta de sangue do voluntariado da causa. Assim como a unidade de coleta do Shopping Castanheira, também tem o serviço no Shopping Pátio Belém, no primeiro piso, dentro da Estação Cidadania.

Unidade Castanheira está aberta de segunda a sábado, das 7h30 às 17h.

A doação de sangue é um ato simples. Pessoas entre 16 e 69 anos podem ser doadores (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal). É necessário pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.

A unidade de coleta do Shopping Castanheira e a sede, na Batista Campos, funcionam sempre de segunda a sábado, das 7h30 até às 17h. Já a unidade do Shopping Pátio Belém funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h30. Para mais informações é só ligar no 0800 280 8118