Hemopa realiza campanhas no fim de semana para manter estoque de sangue

Com o intuito de manter o suprimento do estoque de sangue, a sede do Hemopa, em Belém, a unidade de coleta Castanheira e o hemocentro regional de Santarém, por meio da Gerência de Captação de Doadores, promoveu ações internas de doação de sangue, neste sábado (08). Essas campanhas vão beneficiar mais de 508 pacientes atendidos pela rede hospitalar do Estado.

Ainda no sábado (07), na sede do Hemopa, localizada no bairro Batista Campos, e na unidade de coleta Castanheira houve ação interna de doação de sangue, que recebeu voluntários espontâneos da região de Belém, aptos para realizar sua doação.

O jovem Wesley Trindade Alves foi um dos voluntários, que doou sangue na sede do hemocentro em Belém, e deixou seu incentivo para aqueles que nunca doaram. “É a quinta vez que estou doando sangue, é muito bom cooperar com o estoque do banco de sangue do estado, realizando minha doação, o incentivo que deixo, para quem não é voluntario, é de sentir no coração de ajudar o próximo e ser solidário” disse o doador.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, a assistente social, Juciara Farias, a campanha de abril conta com a participação de instituições parceiras de todas as esferas, inclusive ONG´s. “Isso é fundamental para o sucesso de nossas ações que têm a finalidade de, cada vez mais, salvar vidas com a doação de sangue de pessoas sensíveis e solidárias com o próximo. Só temos a agradecer”, ressaltou.

Para manter a regularidade das coletas, o Hemopa funciona normalmente nesta semana de 10 a 14 de abril, tanto na sede, em Belém, como também nas Unidades de Coleta Castanheira e do Pátio Belém.

A doação de sangue é rápida e simples. Uma bolsa doada pode beneficiar até quatro pacientes na rede hospitalar.

Acompanhe as campanhas desta semana

Parque de Manutenção do Exército (Campanha Externa)
Data: 12/04/2023
Previsão: 80 voluntários
Local: Av. Pedro Álvares Cabral
Infraestrutura: unidade móvel

Hospital de Clínicas Gaspar Viana (Campanha Externa)
Data: 13 e 14/04/2023
Previsão: 120 voluntários
Local: Tv. Alferes Costa, s/n – Pedreira
Infraestrutura: sala montada e unidade móvel

Igreja Assembleia de Deus, Cidade Nova (Campanha Externa)
Data: 15/04/2023
Previsão: 80 voluntários
Local: Conj. Cidade Nova 3, Rua 6, nº 100 (ao lado do Formosa)
Infraestrutura: sala montada

• Critérios para doar sangue:
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal);
  • Ter mais de 50 quilos;
  • Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
  • Dormir pelo menos 6h nas 24 horas anteriores à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
  • Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
  • Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
  • Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Endereços  das unidades de coleta de sangue:

Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109 – Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira

Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, n° 1078 – Batista Campos.
(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.

Hemocentro de Santarém
Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 – Aeroporto Velho.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fone: (93) 3524-7550.

Texto: Ascom Hemopa