Hemopa realiza capacitação para agentes de saúde de Santa Bárbara do Pará

Text_2

A Gerência de Capacitação de Doadores (Gecad) da Fundação Centro de Hematologia e Hometerapia do Pará (HEMOPA), realizou a capacitação de 35 profissionais entre enfermeiros e agentes de saúde do município de Santa Bárbara do Pará, que fica cerca de 41 quilômetros de Belém.

A capacitação faz parte do Projeto ‘Agente da Doação’ que tem como objetivo trabalhar a conscientização sobre a importância de ser um doador de sangue. Os profissionais da área da saúde que lidam, todos os dias, com o cidadão, incluindo os agentes de saúde, são pessoas estratégicas na mobilização de novos doadores em bairros e municípios.

A ação em Santa Bárbara foi realizada na última segunda-feira, dia 2, e faz parte da preparação para o dia de mobilização de doadores de sangue, que será no próximo dia 21, no município. A Fundação Hemopa vai realizar campanha na Unidade de Saúde de Santa Bárbara, que fica na Rodovia Augusto Meira Filho e, o objetivo é coletar cerca de 80 bolsas de sangue.

Durante a capacitação, os enfermeiros e agentes de saúde conheceram o trabalho de sensibilização que a equipe do Hemopa desenvolve com a sociedade e também o processo do ciclo do sangue, desde quando o doador chega na unidade de coleta, passa pelo cadastro, pré-triagem, triagem e coleta o sangue; até a fase em que o sangue doado segue para o processamento e distribuição para rede hospitalar pública e privada.

“Com essas capacitações nós temos resultados muito positivos. As pessoas são receptivas com a equipe do Hemopa e, normalmente, vestem a camisa em prol da doação. Quando chegamos para fazer as campanhas de coleta, recebemos muitos doadores que foram mobilizados pelos profissionais capacitados. Essa conscientização é muito importante”, destacou Katilene Abreu, assistente social da Gerência de Captação.

Ação em Santa Bárbara

Como parte da programação de Campanhas Externas de setembro, a Fundação Hemopa vai realizar coleta de sangue em Santa Bárbara do Pará no dia 21 de setembro.

O Posto de Coleta será montado na Unidade de Saúde do município, que fica na Rodovia Augusto Meira Filho. As equipes vão começara atender a partir das 8h da manhã até às 15h.

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Mais informações: 0800 280 8118/ 3110-6500.