Hemopa realiza coleta de sangue durante aniversário de Castanhal

Para comemorar o aniversário de 88 anos da cidade de Castanhal, a Fundação Hemopa levou até ao Parque de Exposição de Castanhal a unidade móvel de coleta de sangue para participar da ação de cidadania promovida pelo Governo do Estado aos moradores de Castanhal. No total foram coletadas 34 bolsas de sangue e 4 doadores entraram para o Registro Nacional de Doadores de Medula óssea – Redome.

O objetivo foi concentrar serviços básicos de cidadania e assistência à saúde. E o Hemocentro Regional de Castanhal não poderia ficar fora desta iniciativa. “Esta ação conjunta com diversos órgão é de suma importância para o município de Castanhal. É uma forma de integrar serviços públicos e de extrema necessidade para o cidadão. O Hemopa tem um papel importante na assistência à saúde, com a captação de doadores de sangue para abastecer a rede hospitalar. Estamos aqui para  oferecer nossa estrutura e como estamos próximo do carnaval, precisamos ter o estoque abastecido para atender a comunidade”, ressaltou Daniel Andion, gestor do Hemopa Castanhal.

E foi em clima de festa e generosidade que o guarda municipal, Oseias dos Santos, foi o primeiro a doar sangue durante a ação. “O comando sempre nos incentiva, mas aproveitei este momento que estou com meu filho para mostrar como é o processo e incentivá-lo a ser um doador quando tiver idade”.

Durante a ação, a equipe do Hemopa Castanhal atendeu 39 voluntários dentro dos critérios básicos de doação de sangue: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Gisely Souza de 23 anos foi uma das doadoras. Ela estava doando pela primeira vez e revelou que estava emocionada. “Desde os 15 anos queria doar. E hoje consegui fazer a minha primeira doação. Eu não estou precisando, mas um dia posso precisar. Então é importante contribuir enquanto a gente pode”.

Hemocentro Regional de Castanhal tem 34 anos de história em Castanhal

Desde 1985, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia – Hemopa – compartilha uma relação de cumplicidade com o município de Castanhal, assim como com todos os eu vivem na cidade modelo.

Atualmente, o Hemocentro Regional de Castanhal atende as demandas de cinco hospitais e mais agências transfusionais, nos municípios de Paragominas e Tome-Açu. O trabalho de captação de doadores é realizado com 49 municípios da região nordeste do Pará.

Só no ano passado, mais de 7 mil doadores voluntários compareceram ao Hemopa Castanhal para praticar este ato solidário que é a doação de sangue. E através de campanhas externas e a descentralização da coleta de sangue, a expectativa é que os números sejam superados em 2020.