Hemopa realiza seminário para avaliar metas e apresentar planejamento estratégico para ampliação de atendimento no Pará

Hemopa realiza seminário para avaliar metas e apresentar planejamento estratégico para ampliação da cobertura hemoterápica e hematológica

Para avaliar metas de desempenho institucional e apresentar o planejamento estratégico que está estruturado para os próximos quatro anos, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou o I Seminário Anual de Gestão de 2024. na sede do Hemocentro em Belém. A programação promovida desde a quarta-feira (21) até esta quinta-feira (22) teve como objetivo reunir gestores da capital e das unidades regionais da instituição para realizar um balanço das metas anuais, com vistas a ampliar a cobertura hemoterápica e hematológica em todo o estado.

Estiveram presentes os gestores e representantes do hemocentro coordenador, em Belém, dos hemocentros regionais de Castanhal, Marabá e Santarém e os das demais unidades regionais, chamados Hemonúcleos de Abaetetuba, Capanema, Altamira, Tucuruí e Redenção.

Para o presidente do Hemopa Paulo Bezerra a agenda tem como intuito acompanhar a evolução da saúde pública, sob a perspectiva da cobertura transfusional no estado do Pará. “Esse é um momento importante, faz parte do nosso aperfeiçoamento, com a participação de todos para que possamos expandir mais os nossos serviços, descentralizar a coleta com novas unidades e novas agências transfusionais, aumentando assim a cobertura transfusional, salvando mais vidas”, reforçou o gestor.
Dentre os destaques da programação, esteve o lançamento do Plano Estratégico “Sangue seguro em todas as regiões do Pará (2024-2027) e do PPA 2024 -2027 – “O Pará que queremos: justo, inclusivo e ambientalmente sustentável”.

Lígia Garcia, assessora da qualidade, planejamento e gestão da instituição e coordenação do evento, fala sobre a importância das avaliações de indicadores e pautas estratégicas da Fundação. “A importância dessa reunião é justamente a integração de uma gestão participativa e com o alinhamento de todas as unidades, do ponto de vista dos seus indicadores, das suas unidades e, principalmente, da participação de todos os gestores “, comenta.

Conseguimos cumprir as metas, os resultados foram positivos e agora é avançarmos e garantirmos mais coletas, com mais campanhas externas para ampliar a nossa captação de doadores voluntários de sangue, disse José Milton do Nascimento, biomédico e gerente do hemonúcleo de Altamira.

Médica hematologista e coordenadora na implantação da técnica de gerenciamento do sangue – Patient Blood Management (PBM), pelo Hemopa, a doutora Selma Soriano, o seminário é uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento de estratégias com foco nos usuários dos serviços da instituição. “É importantíssima essa discussão de todas as metas que foram estabelecidas em 2023 para poder programar os próximos anos. Nós conseguimos avaliar o esforço diário para que a hematologia e a hemoterapia chegue aos que precisam, os pacientes atendidos na Fundação e nos hospitais”, concluiu a médica.

Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva e Juliana Souza