Hemopa recebe alunos de universidades dentro da iniciativa ‘Trote Solidário’

Ações voluntárias ocorrem simultaneamente nas unidades de hemocentros

Para abrir o calendário oficial de ações com as Instituições de Ensino Superior (IES), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promove o projeto “Trote Solidário. A iniciativa ocorre anualmente em Belém e nas demais unidades da instituição com o objetivo de informar, sensibilizar e conscientizar os acadêmicos sobre a importância da doação de sangue.

O trabalho é realizado pela equipe do serviço social da Fundação Hemopa, em parceria com as universidades públicas e privadas paraenses. “Esse é um dos nossos projetos de captação de doadores voluntários de sangue. O Trote Solidário exerce a função de aproximar jovens etudantes das campanhas de doação e também de promover a agenda de responsabilidade social prevista pelas instituições, além de ser também uma forma de dar início a jornada de novos voluntários como doadores regulares”, explica a gerente da captação de doadores do Hemopa, em Belém, Juciara Farias.

Uma das programações do projeto foi realizada na Universidade da Amazônia (Unama) de Ananindeua, localizada na Região Metropolitana de Belém e contabilizou cerca de 280 alunos que participaram da atividade de sensibilização.

A assistente social, Pamela Almeida, é coordenadora do setor de responsabilidade social da universidade e fala sobre a importância dessa agenda. “O nosso setor de responsabilidade social realiza esse processo de sensibilização, que é contínuo, acerca da conscientização da doação de sangue, junto ao corpo discente, sobretudo, aos calouros que estão chegando a nossa unidade e já podem se envolver em ações de responsabilidade social, como é a doação de sangue na perspectiva de devolutiva da universidade à comunidade geral, não apenas na coleta das bolsas de sangue, mas também do processo de sensibilização”, comenta a porta-voz.

Na unidade do Hemopa em Tucuruí foram realizadas palestras acerca da importância da doação de sangue e a relevância da coleta de medula óssea aos novos alunos da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Já com as ações da equipe do Hemocentro Regional de Santarém, o projeto contou com a participação de 59 voluntários e a coleta de 50 bolsas em ação conjunta com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além disso, durante a ação com calouros da Uepa foram arrecadadas 63 bolsas de sangue do total de 78 voluntários que se candidataram. No Hemocentro Regional de Castanhal, houve, também, a recepção dos grupos de graduandos junto à Faculdade Estácio.

O Trote Solidário segue até o final deste mês de março, com o Centro Universitário da Amazônia (UNIESAMAZ), Fibra, Faci, Universidade Federal do Pará e Faculdade Estácio.

Com informações de Beatriz Silva (estagiária) / Ascom Hemopa