Hemopa recebe caravanas solidárias de órgãos públicos estaduais

A Fundação Hemopa segue com as ações de sensibilização para elevar o número de coletas de sangue no Pará com a campanha “Na Copa da vida, todos os doadores são campeões”, que se estenderá até o final deste mês, em comemoração alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, festejado, anualmente, em 25/11.

Nesta sexta-feira, 11, estiveram na sede do hemocentro Coordenador, em Belém, os servidores públicos da Polícia Científica do Pará e da ParaPaz. Essa ação  faz parte da Gincana Solidária, que envolve participação de órgãos públicos estaduais, parte da programação comemorativa da campanha em homenagem aos doadores de sangue.

Para o diretor-geral da Polícia Científica, Celso Mascarenhas,  a parceria com o Hemopa é um compromisso dos servidores, não só da Polícia Científica, como de todo Estado. “É uma contribuição, pois quem doa sangue salva vidas. Enquanto estivermos como gestão, iremos criar rotinas de doações sempre que possível”.

Entre os servidores da instituição, cumprindo a missão de salvar vidas, esteve na sede do hemocentro, a servidora Maria Francielma dos Santos Costa, 34, auxiliar operacional da Polícia Científica. “Sempre que posso doar eu ajudo, porque outras pessoas precisam muito. Eu sei da necessidade do Hemopa e porque também já passei por situação de necessidade de transfusão para família. Todo mundo deveria fazer isso, ajudar o próximo com a doação de sangue. Eu faço isso desde os meus 18 anos, tenho sangue tipo O+ . Quando soube da campanha no trabalho me voluntariei logo”.

Seu colega de trabalho, Luciavaldo da Costa, 51, auxiliar operacional, também aderiu à Caravana Solidária da Polícia Científica. “A doação de sangue é uma atitude importante. Ouvi aqui, que este ato é compartilhar amor com o próximo para salvar vidas. Muitas pessoas dependem desse gesto, muito importante colaborar para que vidas sejam salvas. Sou doador há 25 anos”, ressaltou o voluntário com tipo sanguíneo B+.

O presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, agradece a participação do voluntariado na campanha da Copa da Vida. “A participação social é o elemento de sucesso de nossas ações. Parabenizo também as instituições públicas e privadas nessa corrente solidária. Hoje tivemos a contribuição da Polícia Científica e do ParaPaz. Isso é muito importante para atingirmos nossas metas em favor da vida. Obrigada”.

Programação de campanhas neste sábado, 12, campanhas interna na sede do Hemopa:

Torcida Azulinos da Cidade (Campanha Interna)

MS – Resgate e Treinamento

Aniversariante Solidário Instituto ASTER

Sábado, 12- Campanhas externas
Frango Americano Data: 12/11/2022
Local: BR-316, nº 135, Aratanha – Santa Izabel do Pará
Infraestrutura: Unidade móvel

Para doar sangue é preciso:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

Ter mais de 50 quilos;

Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Para quem teve Covid-19, pode  doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira
Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.
(em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos.
(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.