Hemopa reúne gestores em seminário sobre visão de futuro da hemoterapia no Pará

Iniciativa na sede do Hemocentro, em Belém, revisa o Plano Estratégico para a preparação organizacional da nova gestão governamental

No período de 8 a 11 deste mês, a Fundação Hemopa realizará Seminário com o tema “A Hemoterapia do futuro e seus desafios” e Oficina Revisão do Plano Estratégico “Sangue seguro em todas as regiões do Pará” – 2024 – 2027. O evento tem o intuito de revisar o Plano Estratégico, visando à preparação organizacional para a nova gestão governamental. A programação será realizada no auditório Osvaldo Belarmino, na sede do Hemocentro, em Belém.

Titular do Núcleo da Qualidade, a socióloga, Lígia Garcia, informa que o evento de educação em saúde também vai provocar uma ampla reflexão de como prospectar, pensar , propor projetos, estratégias  e iniciativas para os próximos quatro anos de governo.

“Assim, vamos garantir que os objetivos estratégicos da Fundação Hemopa estejam alinhados com os  programas e ações de governo, sustentados nos princípios da Política do Sangue e no enfrentamento das dificuldades apontadas no Plano Diretor Estadual  de Sangue, Componentes e Derivados”.

A profissional destaca ainda que o  seminário “A hemoterapia do futuro e seus desafios”, que precede a Revisão do Plano Estratégico Sangue, abordará o amplo cenário da Hemoterapia, Hematologia e Terapia Celular no Pará com apresentação de conceitos, técnicas e ferramentas de planejamento estratégico e gestão, a fim de capacitar todos os gestores da hemorrede estadual, visando à construção de projetos, estratégias  e iniciativas  para o período definido.

Atualmente, a gestão da Fundação Hemopa atua nas seguintes Regiões de Integração: Guajará, Marajó, Tocantins, Guamá, Rio Capim, Rio Caetés, Baixo Amazonas, Tapajós, Xingu, Carajás, Lago de Tucuruí e Araguaia.

Produtividade na hemorrede – Após abertura do Seminário “A Hemoterapia do futuro e seus desafios”, nesta terça-feira (8), os gestores apresentarão análise de desempenho de seus indicadores, até o mês de setembro/2022 , bem como os cumprimentos das metas programadas e análise crítica do desempenho, apontando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra classifica este evento como de suma importância para as futuras estratégias de gestão em consonância com o governo do Estado. “Serão dias de integração, aprendizados e de celebração. Boas-vindas a todos os gestores da hemorrede estadual, que participarão desses momentos de planejamento estratégico de nossa gestão”.

Programação científica – O evento será aberto às 9h, pelo presidente do Hemopa, Paulo Bezerra. Em seguida, segue a programação com palestra sobre “A relevância e a importância do planejamento estratégico na gestão Pública”, que será ministrada pela secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, Brenda Rassy Carneiro Maradei.

O tema “A Hemoterapia no Brasil: Desafios futuros”, encerrará a parte científica com a apresentação da doutora, Luisa Pedroso Meireles, coordenadora do Centro de Processamento Celular do Hemopa.

Logo após, haverá homenagem à ex-presidente do Hemopa, a médica hemoterapeuta e hematologista, Luciana Maria Cunha Maradei Pereira, pelos relevantes serviços prestados à Fundação Hemopa. Doutora Luciana atuou nas áreas da hemoterapia, hematologia e terapia celular do Pará, a homenagem aproveitará novembro, que comemora o Dia Mundial da Qualidade, sempre no dia 10 deste mês.

“A data criada em 1990 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de promover a conscientização mundial do papel que a qualidade tem para o crescimento e a prosperidade organizacional e nacional de um país”, finalizou Lígia Garcia.