HGT incentiva ação de sangue entre colaboradores e acompanhantes de pacientes

Text_2

No mês de valorização ao doador de sangue, Hospital sensibilizou usuários para a importância do gesto solidário com ações em saúde

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu na última segunda-feira (28) ações de educação em saúde, por meio de palestras na Recepção Central, com o objetivo de sensibilizar colaboradores e acompanhantes de pacientes sobre a importância de doar de sangue, regularmente, em alusão ao mês de homenagens aos doadores de sangue. O evento ainda contou com a entrega de material informativo.

Com o tema “Na Copa da Vida, todos os doadores são campeões”, a Fundação Hemopa, no mês de novembro, vem destacando a importância de reforçar o estoque de sangue para atendimento satisfatório das demandas transfusionais da rede hospitalar pública e privada, em dezembro, quando, anualmente, o número de doações reduz em função das festas de final e ano, férias, o que afasta os voluntários dos serviços de coleta de sangue na hemorrede.

Para agilizar o atendimento transfusional de seus usuários, o HGT conta com uma Agência Transfusional (AT) própria, abastecida pelo Hemopa. No período de janeiro a outubro deste ano, a AT já realizou 400 transfusões de sangue. A transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. As bolsas de sangue são fornecidas pelo Hemonúcleo da cidade de Abaetetuba para atender a demanda do HGT.

Uma das usuárias que acompanhou a ação relembrou um momento em que necessitou de transfusão de sangue e, com isso, estimulou as atividades para promover a doação de sangue. “Há cerca de 17 anos, durante o parto do meu primeiro filho, sofri uma hemorragia e tive anemia profunda. De imediato não conseguiram uma bolsa de sangue que fosse compatível com o meu tipo sanguíneo. Mas, acabei recebendo o sangue, logo após, graças à solidariedade de doadores”, comentou Rute Rodrigues, de 39 anos.

Para a agricultora, “Doar é um ato de amor, salva vidas! Eu incentivo a todos realizarem a doação. No momento, não posso doar por problemas de saúde, mas incentivo familiares e amigos para o exercício deste gesto de amor ao próximo”, completa.

É indispensável que a doação de sangue seja feita por uma diversidade de pessoas, visto que existem vários tipos sanguíneos que não são compatíveis, ou seja, mesmo que haja estoque de sangue, nem sempre as bolsas disponíveis são compatíveis com o tipo sanguíneo que o usuário necessita. De acordo com a biomédica do HGT, Ana Paula Baltazar, existem algumas regras para a transfusão segura. Antes da descoberta do sistema ABO, muitos acidentes fatais ocorreram devido ao desconhecimento de que o sangue das pessoas não é necessariamente igual. Os humanos possuem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O. A maior parte da população brasileira possui os sangues tipo O e A. Com relação ao fator RH, os negativos são os mais raros. Por isso, é essencial que o maior número doe sangue, para que não ocorra uma carência de sangue de modo geral nem com um tipo sanguíneo específico.

De acordo com a profissional, uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. O homem pode doar sangue a cada dois meses e a mulher a cada 60 dias. Para doar sangue é necessário: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal); ter mais de 50 quilos; estar bem alimentado (não pode estar em jejum); dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação.

Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Dados de doações – Segundo o Ministério da Saúde (MS), 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 3% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para a regularidade dos estoques de sangue no mundo.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço – O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

No estado do Pará existem 11 hemocentros, são eles:

Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Castanheira
Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.
(em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de coleta do Pátio Belém
Tv. Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos.
(Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.

Hemocentro Castanhal
Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fone: 3412-4400 (geral) / 3412-4404 (serviço social).

Hemocentro de Santarém
Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 (Aeroporto Velho).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fone: (93) 3524-7550.

Hemocentro de Marabá
Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n (Agrópole do Incra).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Contato: (94) 3312-9150.

Hemonúcleo de Abaetetuba
Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Contato: (91) 98568-3396.

Hemonúcleo de Altamira
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Contato: (93) 98415-6282.

Hemonúcleo de Capanema
Rodovia BR-308, KM-0, s/n, São Cristóvão.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Contato: (91) 98568-3339.

Hemonúcleo de Redenção
Avenida Santa Tereza, s/n, Centro.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
Contato: (94) 98414-3955.

Hemonúcleo de Tucuruí
Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR 422, Santa Mônica.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT