Hemopa recebe 259 bolsas de sangue em campanha no Hospital de Clínicas

Text_2

O gesto solidário é essencial para salvar vidas. Apenas uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes.
A 32ª campanha de doação de sangue promovida pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, foi encerrada nesta sexta-feira (14). Com o tema “Uma doce atitude repleta de amor. Doe sangue”, alusiva ao período de Páscoa, a campanha possibilitou a captação de 259 bolsas de sangue. Em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), as coletas foram feitas em uma sala com equipamentos específicos montados no HC.
A auxiliar administrativa Sheila dos Santos, 42 anos, doou sangue pela primeira vez. Um momento que aguardou com ansiedade. “Sou a prova viva de que doar sangue é um ato que salva vidas, pois já precisei de transfusão e recebi três bolsas de sangue por conta de uma doença. Hoje estou tendo a oportunidade de retribuir, ajudando quem está precisando”, disse Sheila.
Valena Ramos, 47 anos, acompanha o irmão, que passou recentemente por uma cirurgia cardíaca no HC. Ela, que também fez sua primeira doação de sangue, entendeu a importância do gesto após o irmão precisar de transfusão sanguínea durante a cirurgia. “É algo essencial para salvar vidas, já que salvou a vida do meu irmão”, afirmou.

Manutenção dos estoques – A médica hematologista e chefe da Agência Transfusional do HC, Iê Bentes, reforçou o objetivo de incentivar pessoas para o ato solidário, além de mobilizar a população sobre a importância do ato solidário. “As campanhas de doação de sangue são iniciativas importantíssimas para sensibilizar e mobilizar a sociedade quanto à necessidade da doação, ajudando a manter os estoques de sangue do Hemopa”, ressaltou a profissional.

Universitários que participaram da campanha de doação promovida pelo Hospital de Clínicas

“No HC fazemos uma média de 400 transfusões por mês. Como contribuição para manter os estoques do Hemopa, precisamos encaminhar pelo menos 50% deste quantitativo em doadores. Portanto, 200 doadores por mês precisam ser captados por nosso Hospital. O sangue doado vai para o Hemopa, e é utilizado não só no nosso HC, beneficiando assim amplamente a população do nosso Estado”, acrescentou a hematologista.
Envolvimento – A atuação de servidores da instituição é fundamental para o sucesso das campanhas já realizadas pelo Hospital Gaspar Vianna, informou a médica Camila Marca, atuante na Agência Transfusional. “Também realizamos ações de captação nos setores clínicos da instituição, entre servidores, acompanhantes e pacientes. Nesta edição, contamos ainda com o apoio de alunos de uma universidade privada, que montaram um grupo de pessoas para realizar a doação”, disse a médica.

Após a campanha, as doações direcionadas ao HC podem ser feitas em qualquer posto do Hemopa, utilizando o código 467.

Critérios para doação

• Ter tido boa noite de sono;
• Pesar mais de 50 kg;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Estar alimentado;
• Portar documento de identidade original com foto.

Por Rafaela Palmieri (HC)