Hospital de Clínicas Gaspar Vianna promove campanha de doação de sangue

Text_2

Recorrendo a símbolos da cultura paraense, a ação alerta para a necessidade de manter o estoque do Hemopa para salvar vidas

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém, promoveu nos dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira), a 35ª Campanha de Doação de Sangue. Com a temática “Doar Sangue é pai d’égua, vumbora maninho!”, a ação contou com programação voltada à cultura paraense, com apresentação musical, dança e distribuição de comidas típicas para os doadores.

A coordenadora da Agência Transfusional do HC, Iê Bentes, explicou que a unidade realiza transfusões regulares, e a campanha é uma oportunidade de manter os estoques da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

“Aqui no Hospital de Clínicas nós fazemos, em média, 450 transfusões de sangue por mês. E a gente precisa de captação de sangue para colaborar com a Fundação Hemopa e encaminhar para lá pelo menos 50% do que a gente usa pra ajudar a manter os estoques”, contou.

“Esse sangue que é doado aqui não vem só para o Hospital de Clínicas, ele vai para o Hemopa, que distribui para todo o Pará. É uma oportunidade de você fazer a diferença na vida de alguém”, afirmou a hematologista.

Importância para a vida – O técnico em Enfermagem Alexandre Gomes disse que quando pode faz a doação de sangue no Hospital de Clínicas. “Eu sempre doei nas campanhas aqui do Hospital. Como a gente trabalha aqui, a gente vê a importância para os pacientes, a necessidade que eles têm de receber a bolsa de sangue. Sempre que tem a campanha a gente tenta ajudar de alguma forma”, acrescentou o servidor.

A acadêmica de Enfermagem Eduarda Pantoja disse que “sou doadora porque é um ato de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor que gera esperança”. 

Em dois dias de ação, o Hospital conseguiu 244 doações, o que pode salvar quase mil vidas, considerando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas.

Critérios para doação:
– Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
– Estar em boas condições de saúde

Texto: Kelly Barros – Ascom/HC