Hospital Geral de Tailândia (HGT) firma parceria com Hemopa e prefeitura

Campanha de doação de sangue do HGT resultou em 150 doações de sangue em benefício de cerca de 600 pacientes na rede hospitalar

Ao ficar sabendo da campanha de doação de sangue em alusão aos 10 anos de gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), do governo do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o vigilante Francisco Pereira, 42 anos, preparou-se para chegar cedo e foi o primeiro doador da campanha, realizada no sábado,9, em Tailândia. A coleta de sangue e cadastramento de medula óssea foram realizados no Ambulatório Médico Especializado (AME), de 8h às 16, e resultou em 150 doações de sangue, que vão beneficiar cerca de 600 pacientes internados na rede hospitalar.

O mais novo doador de sangue reconheceu a importância de ajudar outras pessoas com seu gesto solidário. “Vou contribuir com pessoas vítimas de acidentes e outras circunstâncias que podem depender do meu sangue, assim como de todos nós. É importante estendermos a mão ao nosso próximo, mesmo que sejam pessoas desconhecidas. Hoje, saio daqui muito satisfeito, feliz por ter realizado meu sonho de salvar vidas”.

A campanha de doação de sangue superou a meta de 100 coletas para 150 doações de sangue, que foi comemorado pelas instituições que promoveram a ação solidária que contou com a parceria da Fundação Hemopa, por meio do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab) com apoio logístico da Prefeitura do Municipal, via Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização também teve um saldo de aproximadamente 60 cadastros de medula óssea.

A jovem Jamily de Lima, 20 anos, estudante de engenharia florestal, com determinação e coragem,  ela superou seu receio e abraçou a oportunidade de se tornar uma doadora de sangue e medula óssea. Ela fez questão de compartilhar sua experiência. “Pelo fato de ser minha primeira doação, eu tinha um certo receio, mas era uma vontade antiga. Quando vi a campanha, logo pensei que seria uma oportunidade de doar sangue e realizar meu cadastro de medula óssea. Tudo foi tranqüilo. É muito importante termos esse pensamento empático e altruísta, pensando que com esse gesto de solidariedade podemos ajudar outras pessoas”, finalizou a universitária.

Segundo a gerente do Hemopa Abaetetuba, Ala Cruz, esta é a primeira campanha de doação de sangue realizada em Tailândia com sala montada, que contou com a participação de mais de 40 profissionais distribuídos entre Hemopa, o HGT e  prefeitura. No entanto, ela informou que está é a segunda campanha externa realizada este ano pelo Henab. A primeira foi em Cametá.

“Sabemos que fortalecer nossa área de cobertura é essencial para ampliar nosso banco de sangue. Levamos esperança e amor tanto para os doadores quanto para aqueles que estão precisando nos hospitais. Em nome da Fundação Hemopa, agradeço a parceria com o HGT e também à prefeitura pelos 150 doadores da campanha, que têm abraçado nossa missão de salvar vidas. Parcerias como essas são extremamente valiosas”.

Da mesma forma satisfeito com o resultado da ação solidária, em favor da doação de sangue, o diretor Executivo do HGT, o administrador Hospitalar, Cristian Tassi, agradeceu ao empenho do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e à contribuição de todos para organização dessa campanha  de gesto nobre e de generosidade, além de ressaltar a importância deste ato humanitário para o atendimento transfusinoal realizado pela equipe multiprofissional no HGT. “Essa campanha de doação de sangue foi uma celebração à vida. De janeiro de 2022 até junho de 2023, nossa equipe realizou aproximadamente 800 transfusões. É de extrema importância esse apoio interinstitucional entre o Hemopa e a prefeitura municipal de Tailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Estamos imensamente gratos por todos. Esses agradecimentos também são estendidos ao Governo do Pará por todo  apoio recebido. Doar sangue é um ato de solidariedade e amor. Em nosso hospital, que é especializado em urgência e emergência, precisamos constantemente desse bem tão precioso, pois recebemos diariamente pessoas que dependem de transfusões sanguíneas. Nosso muito obrigado aos voluntários da campanha que deverá ser incluída no nosso calendário anual”, finalizou o gestor.

Alana Cruz ratifica a fala Cristian Tassi e ressalta a importância da composição de parceria para promoção da doação voluntária de sangue, sobretudo, em períodos pontuais, entre eles, o período do carnaval, julho e dezembro, onde o comparecimento de voluntários aos serviços de coleta de sangue reduz em função das festas e férias. Isso acontece na hemorrede brasileira. No Pará, não é diferente. Só tenho a agradecer aos nossos doadores e já estamos aguardando nova data para nossa próxima ação no município, ainda este ano. Contem conosco!”.

*Com informações de Andrey Silva