Hospital Regional da PA-279 e o Hemopa fazem campanha de doação de sangue em Ourilândia do Norte

Foram mais de 150 doadores na primeira campanha do HRPA279, o sangue coletado será utilizado nos procedimentos clínicos de média e alta complexidade executados

O Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, realizou no último sábado (9), um evento marcante para a região: a primeira campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOPA. Mais de 150 doadores se uniram em um ato nobre e solidário, estabelecendo um recorde de doações em um único dia.

A doação de sangue desempenha um papel vital na saúde e sobrevivência de inúmeras pessoas. Através dessas generosas contribuições, os bancos de sangue podem fornecer transfusões sanguíneas essenciais a pacientes enfrentando condições médicas graves ou submetidas a cirurgias complexas no HRPA279.

“A primeira campanha de doação de sangue no Hospital Regional da PA-279 foi um marco importante para a instituição e a comunidade local, aumentando a conscientização sobre a importância das doações para salvar vidas. Para manter e aumentar o nível de ações, são necessários planos e estratégias proativas, como campanhas de conscientização regulares, educação sobre o procedimento e tornar o processo de doação acessível a todos. Com uma abordagem colaborativa, é possível promover a doação de sangue na região e garantir um fornecimento constante”, afirma Salomão Fima, diretor administrativo financeiro da unidade.

A marca de mais de 150 doadores em um único dia representa não apenas um feito histórico para a região da PA-279, mas também ressalta a generosidade e consciência coletiva da comunidade em apoiar a causa da saúde. O evento bem-sucedido levanta questões sobre como essa mobilização pode ser mantida e expandida no futuro, proporcionando um impacto duradouro na capacidade de atendimento do HRPA279 e no suprimento de sangue para a região.

Resultado – A campanha de doação de sangue teve como objetivo reforçar o estoque do hospital, garantir que as demandas dos pacientes fossem atendidas sem interrupções. O hospital conseguiu mais de 150 voluntários aptos para doar. Uma bolsa de sangue é dividida em componentes, podendo gerar quatro transfusões. Agora, a unidade continuará a oferecer um atendimento de qualidade para todos aqueles que necessitarem de transfusões.

Critérios básicos para doação:
– Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
– Pesar acima de 50 kg.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação.
– Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Texto: Bianca Botelho (ascom Sespa)