Hospital Regional dos Caetés e Hemopa coletam mais de 100 bolsas de sangue no final de semana

A ação de solidariedade e conscientização vai permitir que mais de 440 pacientes tenham sangue para avançar em tratamentos e terapias

Com o objetivo de contribuir para a regularidade do estoque de sangue no nordeste paraense, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) se uniu ao Hemonúcleo de Capanema para realizar a primeira campanha de doação de sangue de 2023, com o tema: “Doar sangue é compartilhar vidas”. Ação de responsabilidade social resultou em 111 bolsas coletadas, que vão beneficiar mais de 440 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. A campanha ocorreu no último final de semana, no HRPC.

Para Noelton Neves, gerente do Hemonúcleo de Capanema, é importante essa parceria com o Hospital Regional, uma das unidades com maior demanda por sangue na região. “Essa parceria vem para somar e salvar mais vidas. A equipe do Hemonúcleo está muito satisfeita com todo o suporte que foi dado aqui, e com o bom resultado, superando mais do que a meta pra nossa região. Esperamos somar cada vez mais. Foram 119 comparecimentos. Só temos a agradecer”, disse o gerente.

No Hospital Regional, outra ação de sensibilização, feita pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), mobilizou funcionários, usuários, acompanhantes e amigos. A dona de casa Antônia de Souza, 52 anos, moradora do município de Quatipuru, na mesma região, acompanhou a mãe em uma sessão de hemodiálise no HRPC. Ao saber da campanha, foi doar pela primeira vez. “As pessoas nos leitos dos hospitais precisam de sangue, e pode ser que o meu seja bom pra alguém. Eu gostei da campanha”, afirmou Antônia.

Melhoria na captação – Segundo Marcelo Azevedo, diretor Executivo do HRPC, é gratificante a parceria com o Hemonúcleo por ajudar a realizar uma campanha deste porte, que vai ajudar 444 usuários internados, que precisam de transfusão de sangue na região. “Agradecemos aos voluntários pelo atendimento de nossa chamada de adesão à doação de sangue. Sabemos que a captação de doares de sangue é muito difícil, e essa parceria vem pra melhorar a captação na região. Realmente, não é fácil tirar as pessoas de suas casas. Recebemos doadores de municípios vizinhos, mas graças a Deus fomos muito bem e atingimos a nossa necessidade e o que planejamos. Estamos estudando fazer outras campanhas durante o ano, e salvar mais vidas, por que esse é o nosso objetivo”, reiterou.

Em 2022, o HRPC realizou 675 transfusões de sangue. De janeiro a março deste ano, já foram efetivadas cerca de 380 transfusões na unidade, que é referência no nordeste paraense para tratamento de traumas de média e alta complexidade.

O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno – Ascom/HRPC