Humanização é o que norteia o atendimento da Hemorrede no Pará

Text_2

Pelo menos uma vez por mês, o pequeno Anderson da Silva Gonçalves, paciente hematológico, precisa ir ao Hemonúcleo de Capanema (Henca) para o acompanhamento médico. Ele é morador da zona rural de Peixe Boi e é hemofílico. Desde dois anos de vida é atendido pela equipe da unidade.

Mas a visita desta quinta-feira, dia 05, foi diferente. Dia de aniversário de Anderson e quando ele chegou, a equipe do Hemopa Capanema já estava com os balões nas mãos e o surpreendeu com um sonoro ‘parabéns’. Anderson completou 9 anos com uma festa de super-heróis.

Família do Anderson reunida no Hemonúcleo de Capanema

José Ilson Gonçalves e Eliana Sousa da Silva são os pais de garoto. Eles ficaram emocionados com a surpresa. “Agradeço muito por este momento, pois tem sido muito difícil todos esses anos ter quer controlar o nosso filho pra ter cuidado de não se machucar, pois é uma criança, que gosta de pular, correr, como qualquer outra. Mas  que as orientações e o apoio recebido pela equipe de Belém e o carinho da equipe do Henca, ajudam a superar os momentos difíceis”, disse Eliana.

“É muito importante estreitar esses laços com os pacientes como forma de praticar a humanização da equipe com as vidas que buscamos salvar todos os dias, e pra aproximar o usuário do nosso serviço, tornando claro que esse núcleo também é um pedaço da casa do povo e que aqui no HENCA existe uma equipe realmente pronta a servir com amor à população”, destacou o gestor do Hemonúcleo, Noelton Neves.

Hemonúcleo de Capanema completou 14 anos

No último dia 19 de novembro, o Hemonúcleo de Capanema fez aniversário. Agora são 14 anos que a sociedade, moradora da região do Caeté, pode contar com uma unidade de Hemoterapia para o apoio à transfusão e acompanhamento de pacientes com alguma doença do sangue.

Equipe do Henca.

O Henca atende 16 municípios na região. Para atividade transfusional, são 9 hospitais,  localizados em 5 municípios,  Bragança,  Capanema,  Ourém,  Salinópolis e Viseu. Com uma média mensal de 250 transfusões.

Doação de sangue

Para ser doador de sangue o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemonúcleo de Capanema fica na Rodovia BR 308, Km 0, no bairro São Cristóvão. O  funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Para mais informações é só ligar para (91) 98568-3339.