Instituições parceiras colaboram com estoque de sangue do Hemopa

Text_2

A Fundação tem intensificado ações para captar doadores, indispensáveis para a regularidade do estoque técnico

A Fundação Hemopa mantém suas estratégias de captação de doadores para elevar, cada vez mais, o número de coletas e convoca antigos e novos doadores de sangue para manter a regularidade do estoque técnico e garantir o atendimento transfusional de forma satisfatório aos pacientes internados na rede hospitalar do Pará. Do dia primeiro deste mês, até quinta-feira (7), foram coletadas 1.048 bolsas de sangue, em Belém, o que representa a média diária de 174 doções, quando o ideal seria entre 200 a 250 coletas. 

Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente social, Juciara Farias, vários fatores dificultam acesso de voluntários aos serviços de coleta de sangue, entre eles, o inverno amazônico com suas intensas chuvas no Pará, doenças associadas ao período como gripes, além da pandemia da covid-19, que embora com menos ocorrência, ainda impõe restrições sanitárias.

“Para reverter este quadro contamos com a solidariedade e persistência do voluntariado da doação de sangue e as nossas estratégias para atrair antigos e novos doadores, como o agendamento da doação de sangue e o projeto Caravana Solidária, que transporta pequenos grupos de pessoas até nossos s serviços de coleta de sangue em Belém”, pontua a profissional.

A assistente social ressalta ainda a importância das parcerias com instituições públicas e privadas com a realização de campanhas internas, entre os servidores de coleta. E também mobilizações externas, nas próprias instituições em espaços montados para a coleta de sangue. A mais recente foi realizada em parceria com a gestão do Hospital de Clínicas “Gaspar Vianna”, nos dias 6 e 7, deste mês. O trabalho  resultou no significativo comparecimento 313 voluntários e 260 coletas, que vão beneficiar mais de mil pacientes.

Neste sábado (9), está agendada uma campanha em parceria com empresa Cerpa, que vai encaminhar colaboradores para doação de sangue para a sede do Hemocentro, no bairro de Batista Campos, em Belém.

Nos dias 12, 13 e 14, está agendada a campanha com o projeto Dia Feliz, sendo que dia 12, a ação será realizada na sede do Hemopa. Nos dias 13 e 14, será em apoio à Faculdade Estácio, no Shopping Metrópole em Ananindeua.

Para doar sangue, os voluntários precisam seguir os critérios básicos:
•  Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
•  Estar bem alimentado;
•  Pesar mais de 50 kg;
• Estar em boas condições de saúde.
• No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).
• Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas  basta esperar sete dias após cada dose.
• É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)