Jornada reúne produções e pesquisas das Residências em Saúde da Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove hoje, 19, e terça-feira, 20, a I Jornada de Integração das Produções e Pesquisas das Residências em Saúde da Uepa, no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/ Campus II), em Belém. A Jornada integra os programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da instituição de ensino e contará com apresentação das produções e Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) dos alunos residentes.

Participaram da abertura do evento, a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana; Jofre Jacob da Silva Freitas, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Simone Beverly, vice-diretora do CCBS; Gabriela Farias, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu Uepa) e Andrezza Ozela, da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Coad). A manhã contou com a palestra “A Formação do Profissional de Saúde no Serviço Único de Saúde (SUS)”, com a terapeuta ocupacional e docente dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Uepa, Teresa Christina da Cruz Bezerra.

Para o pró-reitor Jofre, este é um momento importante na vida dos residentes, uma luta da gestão e importância de formar novos residentes numa região tão necessitada de serviços de saúde. “É a expansão do ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação. O programa conta também com bolsas para preceptores, um grande projeto do Governo do Estado. E temos alunos que produzem na base e podem mudar realidades. Esta é a diferença que faz uma pós-graduação numa universidade que tem compromisso com a sociedade”.

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, pontuou a importância do fazer coletivo. “Tudo é fruto de muito trabalho e investimento na educação permanente. Temos uma população muito carente de propostas para saúde e nossos alunos estão fazendo a diferença”.

De acordo com o professor George Alberto Dias, fisioterapeuta e coordenador do programa de Saúde da Família, a Jornada vai mostrar o que é feito nos programas. “Teremos ainda as produções dos residentes e o momento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) que receberam nota 10. Para a Jornada, cada programa indicou o seu TCR nota 10”.

Um dos Trabalhos de Conclusão de Residência nota 10 foi: “Construção e Validação de Conteúdo de uma Tecnologia Gerencial: Kit de Boas Práticas no PCCU”, da residente de enfermagem Lais Cristina Pereira da Costa Gomes, que que vai representar o Programa de Saúde da Família.

Segundo a residente de enfermagem, estima-se uma incidência de 18,41 casos de câncer de colo do útero/ 100 mil habitantes no Pará, “sendo o segundo câncer mais incidente na população feminina (Instituto Nacional de Câncer/INCA, 2019) e uma das formas de detectá-lo é por meio do exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU)”. A Atenção Primária à Saúde é o principal ponto da rede de atenção à saúde para a qualidade do rastreamento e detecção precoce do câncer de colo do útero.

“O objetivo do meu trabalho foi desenvolver uma tecnologia gerencial com foco nas fases do exame de colpocitologia oncótica para mediar a gestão do cuidado. É fundamental que tenhamos instrumentos de tecnologias gerenciais que visem a gestão da qualidade da prática assistencial, baseado em evidências científicas, como se propôs esse estudo desenvolvido. Dessa forma, o kit gerencial desenvolvido para o exame PCCU alcançou o objetivo proposto de ser um instrumento capaz de mediar a gestão do cuidado, sobretudo por ter um conteúdo validado e com práticas de qualidade evidenciadas, o que permite maior credibilidade. Assim, o TCR poderá contribuir para a efetividade do rastreamento do câncer do colo do útero na Atenção Primária à Saúde”, destacou Laís Gomes.

Programação – Durante toda a tarde desta segunda-feira, 19, serão realizadas apresentações de TCRs nota 10, a partir das 14h, dos seguintes Programas de Residências Multiprofissionais: Saúde da Mulher e da Criança (Fundação Santa Casa de Misericórdia/FSCM); Estratégia Saúde da Família (Uepa); Oncologia Cuidados Paliativos (Hospital Ophir Loyola/HOL); Atenção em Hemoterapia e Hematologia (Fundação Hemopa); Atenção à Saúde Mental (Fundação Hospital Gaspar Vianna/FHCGV); Atenção à Saúde Cardiovascular (FHCGV); Atenção em Nefrologia (FHCGV); Urgência e Emergência no Trauma (Hospital Metropolitano/HMUE); Atenção em Oncologia (Hospital Regional do Baixo Amazonas/HRBA); Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia (HRBA) e Atenção Básica e Saúde da Família (PMB).

A jornada prossegue nesta terça-feira, 20 com apresentações de painéis, das 8h às 12h, dos Programas de Residências Uniprofissionais em Enfermagem Oncológica; Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva; Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica; Cirurgia Buco-maxilo-facial; e dos programas de Residências Multiprofissionais em: Atenção em Nefrologia (FHCGV); Urgência e Emergência no Trauma (HMUE) e Saúde da Mulher e da Criança (FSCM). A partir das 14h, seguem as apresentações de painéis dos programas de Residências Multiprofissionais em: Estratégia Saúde da Família (Uepa); Oncologia Cuidados Paliativos (HOL); Atenção em Hematologia e Hemoterapia (Hemopa); Atenção à Saúde Mental (FHCGV) e Atenção à Saúde Cardiovascular (FHCGV).

Programas de Residências – Os Programas Residências Multiprofissional e Uniprofissional são: Estratégia Saúde da Família e Atenção Básica/Belém; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Nefrologia; Urgência e Emergência do Trauma; Saúde da Mulher e da Criança; Oncologia – Cuidados Paliativos; Atenção em Hemoterapia e Hematologia; Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia (Santarém); Estratégia Saúde da Família (Bragança); Cirurgia Buco-Maxilo-Facial; Enfermagem Oncológica; Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva; Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica.

Texto: Diane Maués – Ascom/Uepa