Mais de 40% das doações de sangue efetivadas são de mulheres

Servidora da Fundação Hemopa há 16 anos, Antônia Pinheiro é técnica de Enfermagem e trabalha no setor de Coleta de Sangue no Hemopa, em Capanema. Mas a história dela com a causa da doação de sangue não começou aí.
Na verdade, há 20 anos ela fez a primeira doação para benefício de um primo que foi diagnosticado com Doença Falciforme e, como parte do tratamento é necessário receber transfusões de sangue. Antônia saia de Capanema para Belém apenas com o intuito de doar sangue para o primo.

Antônia em uma das suas 39 doações.

“Eu sempre achei a atividade desenvolvida pelos profissionais do Hemopa muito bonita, de ajudar ao próximo, coletar sangue e, eu falava pra mim mesma, pedindo a Deus, que um dia me deixasse trabalhar no Hemopa. Busquei o curso de técnica de Enfermagem e quando me formei, abriu a unidade aqui em Capanema e eu vim trabalhar”, conta a servidora.

Até então, Antônia só deixou de doar no período da gravidez e, somando, ela fez 39 doações de sangue que já beneficiou mais de 150 pacientes. “Eu me sinto uma pessoa muito realizada por poder ser doadora de sangue e ajudar ao próximo tanto como voluntária, quanto sendo servidora do Hemopa”.

A Fundação Hemopa conta com uma rede de mulheres poderosas, assim como a Antônia. No ano passado, foram coletadas 93.695 bolsas de sangue em todas as unidades da Hemorrede paraense. Dessas, cerca de 40mil foram doações feitas por mulheres, o que corresponde a 40% do total.

“Cada vez mais temos essa rede de apoio do público feminino. Temos grupos de voluntárias que se reúnem em caravanas como as Feras do Asfalto, as torcidas femininas de Remo e Paysandu. Temos muitas alunas dos cursos de saúde como Enfermagem, técnico, radiologia, medicina, que são áreas diretamente relacionadas à doação de sangue. As mulheres podem e fazem a diferença no nosso estoque de sangue”, disse Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

Diane vestiu a camisa

Dia da Mulher- Neste dia 8, as motociclistas Sonia Meneses e Rosiane Silva compareceram na unidade de coleta para fazer parte desta corrente solidária. “Sou doadora desde os 18 anos. E nós somos bem unidos, um motoclube aciona o outro para ajudar em qualquer urgência. Sempre tem pessoas que a gente conhece que pede ajuda também e nós estamos prontos para vir aqui e doar”, destacou Rosiane.

Todas as mulheres doadoras ganharam cartões com mensagens motivacionais e bombons como símbolo de doçura. Além disso, uma camisa comemorativa da Fundação foi entregue para elas. Diane Mesquita, manicure de 38 anos, estava tão feliz que vestiu a camisa na hora para registrar este momento. “Este é um ato de amor e carinho pelo próximo. Eu gosto de doar. Me sinto bem!”.

Sensibilizado pela importância do papel feminino no processo da doação de sangue, o presidente da Fundação Hemopa, Paulo bezerra, parabeniza e agradece a cada doadora de sangue no Pará. “As mulheres têm o dom de multiplicar a vida. Só temos a agradecer esse gesto de amor ao próximo que ela trazem no sangue. Feliz Dia da Mulher”.