Militares da Comara doam sangue e reforçam estoque do Hemopa

Text_2

Nesta sexta-feira, dia 27, o Hemopa começou a manhã com um reforço banco de sangue. Mais de 30 militares da Aeronáutica, da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), lotaram a sala de recepção dos doadores.

A ação faz parte da mobilização do Hemopa neste período que antecede a festividade do Círio de Nazaré, momento em que as forças militares estão envolvidas diretamente com os eventos e por isso se ausentam dos pontos de doação.

O vice-presidente da Comara, Cel Steven, veio junto com o efetivo e reconheceu a importância desta ação. “Pra gente é uma satisfação contribuir com a sociedade paraense. Sabemos da importância deste ato e de manter abastecidos o bancos de sangue. O trabalho das Forças Armadas também é neste sentido, de estar ajudando em diversas áreas, inclusive em campanhas sociais”, destacou.

Cida Salgado, assistente social do Hemopa, conversando com os doadores voluntários

Pela terceira vez, a sargento Carolina Bias, doou este ano. “É um momento único em que a gente pode ajudar ao próximo. A gente consegue comprar muita coisa, mas sangue é vida e, vida a gente não compra! Eu estou muito feliz em poder ajudar mais uma vez”, ressaltou.

Foram 34 comparecimentos e 27 bolsas de sangue coletadas só nesta sexta-feira, 21, que vão ajudar mais de 100 pacientes. É importante destacar que a campanha se estende para todas as forças militares: Exército, Marinha, Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

“Nesta época que antecede o Círio de Nazaré nós temos que ampliar ainda mais a nossa mobilização. A cidade fica lotada, porém nossos voluntários ficam envolvidos com a festividade e ocorre uma evasão nos nossos pontos de coleta de sangue. E a presença das Forças Armadas é uma ação preventiva para mantermos o estoque de sangue adequado para atender a rede hospitalar, pois nossos pacientes também precisam de transfusões de sangue durante a festividade do círio”, destacou Cida Salgado, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa.

A felicidade de quem está ajudando a salvar vidas

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 0800 280 8118 ou 3110-6500.