Militares doam sangue em alusão a semana da pátria

Text_2

O Hemonúcleo de Abaetetuba recebeu um grupo de doadores voluntários do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, nesta sexta-feira (04). A mobilização é antecipada, pois faz alusão ao Dia da Independência do país, comemorado na próxima segunda (7).

“Nosso sentimento é de gratidão, pois certamente essa parceria contribui de modo positivo para que nosso banco de sangue esteja abastecido”, ressaltou Alana Cruz, gestora do Hemopa Abaetetuba.

A parceria de hoje com o Tiro de Guerra do Exército resultou na coleta 30 bolsas de sangue que podem beneficiar até 120 pacientes da rede hospitalar da região nordeste do estado. A expectativa é que na semana que vem, outros militares estejam aptos à doação.

Tiro de Guerra em Abaetetuba

“Estamos realizando a nossa terceira doação este ano para que nossos atiradores possam exercer essa atividade de cidadania, podendo ajudar o banco de sangue do Hemopa e também estender a mão amiga do Exercito Brasileiro para àqueles que precisam de uma bolsa de sangue”, destacou o Sub-Tenente Samuel, chefe da instrução do Tiro de Guerra, em Abaetetuba.

Os militares também marcaram presença no Hemocentro de Belém. O soldado Nascimento já é doador há 3 anos e acredita que esta é uma ação humanitária. “Entendemos que é algo de extrema necessidade a doação de sangue. Sabemos que pode salvar vidas. Estamos aqui para ajudar a sociedade”, destacou.

Militares do EB em Belém.

7 de Setembro

Na próxima segunda-feira (7), apesar do feriado de comemoração à Pátria, a Fundação Hemopa vai realizar coleta de sangue em Belém e Marabá.

Em Belém, será na unidade Castanheira, no km 1 da Br 316. O atendimento será 7h30 às 17h. Já no Hemopa Marabá, o atendimento será de 7h30 às 13h.

Quem pode ser um doador de sangue

O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Serviço: A unidade de coleta de sangue do Shopping Castanheira fica na Rodovia BR 316, Km 1 – Acesso do Pórtico Metrópole.

O Hemocentro de Marabá fina na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópoli do INCRA).