No primeiro final de semana de abril, coleta de sangue vai atender mais de 3 mil pacientes

No sábado e domingo houve campanhas nas unidades de coleta em Belém e nos municípios de Cametá, Novo Repartimento e Cumaru do Norte, com 840 bolsas coletadas

Por meio das ações de captação nas unidades regionais, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) fecha o balanço do último final de semana (06 e 07) com 840 bolsas de sangue coletadas, que contribuirão para a cobertura transfusional de cerca de 3.360 pacientes em toda a rede de saúde do Pará. As programações externas de captação contam com o apoio de instituições e caravanas parceiras da instituição.

A sede da Fundação Hemopa, em Belém, e as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole finalizaram o primeiro final de semana de abril com 279 doações voluntárias. No Hemocentro de Castanhal (Região Metropolitana de Belém) foram arrecadadas cerca de 90 bolsas de sangue, dentre 101 comparecimentos recebidos.

Mais de 800 bolsas de sangue foram coletadas em vários municípios do Pará

Medula – A unidade Regional de Redenção, no sul do Pará, realizou uma ação externa no município de Cumaru do Norte, no Sudeste, captando 101 bolsas entre 110 comparecimentos, e mais 37 candidatos ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

A unidade do Hemopa de Tucuruí, também no sudeste, realizou campanha externa no município de Novo Repartimento, na mesma região, fechando o balanço do final de semana com 111 candidatos e 94 bolsas de sangue coletadas.

Quanto à unidade do Hemopa em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, após a campanha externa realizada em Cametá, encerrou o sábado com 170 bolsas coletadas e 213 candidatos registrados.

Paralelamente, os núcleos de captação de Altamira e o Hemocentro Regional de Santarém, ambos na região Oeste, finalizaram as ações de captação com 267 bolsas e 325 comparecimentos.

A doadora Mariana, aniversariante de abril, realizou a ação solidária na unidade de Altamira. “Eu quis fazer uma coisa diferente. São 35 anos, então decidi aproveitar essa ação social e fazer uma coisa diferente. Por isso eu fico muito emocionada”, disse a voluntária.

Profissionais da Fundação Hemopa e das unidades regionais agem em conjunto para a garantia da cobertura transfusional de qualidade em todo o Pará.

Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa