O final de semana foi de muita solidariedade com mais de 400 bolsas de sangue doadas ao estoque do Hemopa

Adriano Casanova, 50 anos, é pastor e secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil. No último sábado, a caravana chegou cedo no Hemopa, em Belém, para concretizar um dos ensinamentos bíblicos que é amor ao próximo.

“Nós temos uma missão de difundir a mensagem e os ensinamentos bíblicos como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano. Juntamos esta campanha com o aniversário de 73 anos da Sociedade Bíblica do Brasil, aonde nós podemos exercitar de uma forma prática, o amor ao próximo, doando sangue”, destacou.

A nutricionista Tatyele Pantoja,que é doadora há mais de 8 anos, também esteve em caravana no Hemopa. Desta vez, do Hospital Jean Bitar (HJB). “Nós somos um hospital com perfil cirúrgico e sabemos da importância da doação de sangue para nossos pacientes. É interessante que todos os colaboradores façam essa parceria para aumentar o estoque do Hemopa.

O saldo da coleta na região metropolitana de Belém do último sábado foi de 340 comparecimentos e 287 bolsas de sangue coletadas. “Estamos muito felizes em perceber que as pessoas estão se juntando, montando caravanas e contribuindo com o nosso estoque. Isso mostra o quanto está melhorando a consciência de responsabilidade social de cada cidadão diante da doação de sangue como causa humanitária”, destacou Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa.

Sala de coleta lotada em Belém.

Ações em outros municípios – A Fundação Hemopa também abriu nas unidades de Castanhal, Marabá, Santarém, Capanema e Altamira, no sábado (19).

Um sábado animado em Capanema

A voluntária Suzy Cavalcante faz parte da caravana ‘Aquecendo Vidas’, do município de Capanema. “Todas as quintas-feiras nós ajudamos moradores de rua. E desta vez a nossa ação solidária é aqui para doar e salvar vidas”.

O mesmo sentimento tem Cederson da Costa Sousa, que é doador há mais de 21 anos e faz questão de mobilizar ainda mais pessoas para a doação. “Venham doar. É muito importante para nós que doamos e muito mais para quem recebe. Você pode salvar vidas”, fez o convite.

O Hemopa Capanema recebeu 52 pessoas mobilizados pelo Hospital Regional Público do Caetés (HRPC) e pelo Grupo Aquecendo Vidas, além de voluntários do município de Peixe-Boi. Das quais 43 estavam aptas a doar.

O Hemocentro de Marabá foi até Canaã dos Carajás e realizou a coleta de 151 bolsas de sangue.

Já o Hemocentro de Castanhal recebeu caravanas da Igreja Adventista, Unama e Companhia Têxtil. No total foram 70 comparecimentos com 59 coletas efetivadas.

Ação em Canaã dos Carajás.

No Hemocentro de Santarém o sábado (19) foi bem movimentado com a presença das Caravanas Solidárias da multinacional Cargill, Senac, estudantes Fisioterapia das universidades FIT, UNAMA e UEPA e mais os ciclistas Cachorro Morto e os motociclistas da Moto Club Insanos.

“Sou doador, mas a pandemia nos afastou um pouco da rotina da doação. Acredito que a partir de agora, teremos mais adeptos ao grupo e teremos mais êxito nesta parceria”, destacou Geber Santos, sub-diretor da divisão de Santarém do Moto Club.

No total, o Hemopa Santarém recebeu 102 voluntários e desses, 90 bolsas de sangue foram coletadas. Entre eles a do Valdinei Pantoja, integrante do grupo de ciclistas Cachorro Morto. “É sempre uma satisfação muito grande poder contribuir e convidar amigos, familiares, conhecidos, divulgando as campanhas com o Hemopa. Doar é salvar vidas”. Além disso, mais 40 voluntários entraram para o Cadastro Nacional de Doadores de Medula óssea, Redome.

Alguns integrantes do Moto Club Insano de Santarém.

No sábado, dia 19, foi Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme, um tipo de anemia que só tem cura por meio do transplante de medula óssea.

O Hemonúcleo de Altamira também funcionou no sábado e recebeu pacientes de Doença Falciforme para ressaltar a importância da doação. Caravanas da Maçonaria marcaram presença e no total 29 bolsas de sangue foram coletadas.