Redução nas doações deixa Hemopa em alerta

O momento é de preocupação na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A instituição, que atende às solicitações de sangue de quase 100 hospitais somente na Região Metropolitana de Belém, tem registrado constante redução no número de comparecimento de voluntários. A média diária de bolsas de sangue coletadas no hemocentro coordenador é de 200 unidades. No entanto, ontem, dia 28 de agosto, foram coletadas apenas 67 bolsas de sangue.

“Para atender de forma satisfatória toda a demanda transfusional, o ideal era coletarmos, diariamente, de 300 a 400 bolsas de sangue. Ou seja, nossa rotina de coleta já é abaixo do ideal. Neste exato momento tem alguém precisando de sangue e essas pessoas dependem, exclusivamente da solidariedade de outras, já que o sangue é um produto que não pode ser fabricado”, afirma a gerente de captação de doadores, Juciara Farias.

Valdirene acompanha a filha durante tratamento no Hemopa.

A autônoma Valdirene da Silva Pereira vive a angústia da falta de doadores. A filha de 12 anos, portadora da anemia falciforme, precisa fazer transfusão a cada 20 dias. “O tratamento que ela recebe aqui é o que a mantém viva. Ela já foi pra UTI três vezes, já teve AVC, mas toda vez conseguem restabelecer e a deixar bem. Ela precisas de transfusão regularmente e recebe medicação. As pessoas, como minha filha, dependem de sague e correm o risco de perder a vida, por não ter ele”, conta Valdirene.

A estudante de odontologia Lena Guimarães atendeu ao chamado do Hemopa. A jovem começou a doar sangue no início deste ano e já está na sua segunda doação. “Meu incentivo é realmente ser solidário para quem sequer eu conheço. Tem muitas pessoas que precisam e, como tínhamos tempo, viemos doar. “É muito rápido”.

Enquanto a recepção de doadores está vazia, a recepção de pacientes está cheia.

Para facilitar o acesso do voluntário aos serviços de coleta de sangue, o Hemopa está investindo em campanhas externas. Hoje e amanhã, dias 29 e 30 de agosto, a Unidade Móvel de Coleta vai estar na presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, de 8h às 14h. E, além do Hemocentro Coordenador no bairro de Batista Campos, há duas unidades de coleta de sangue em Belém. Uma é a Estação de Coleta Castanheira, que fica no térreo de acesso ao Pórtico Metrópole, no bairro do Castanheira. A outra, é a Estação de Coleta Pátio Belém, inaugurada neste ano e que funciona no primeiro piso do Shopping, dentro da Estação Cidadania.

Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: Em Belém, as doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h, tanto no Hemocentro Coordenador (Padre Eutíquio, 2109) quanto na Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole). E de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, na Estação de Coleta Pátio Belém, no primeiro piso do Shopping Pátio Belém, dentro da Estação Cidadania. Mais informações: 0800 280 8118.