Regional de Santarém encerra campanha de doação de sangue e pode salvar até 212 vidas

Hospital conseguiu coletar 53 bolsas na segunda edição da campanha em 2023, e cada uma delas pode ser dividida para até 4 pessoas

A auxiliar de higiene e limpeza Geane Batista, 38 anos, é colaboradora do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, há três anos e meio. Na quarta-feira (8), ela participou de mais uma campanha de doação de sangue na unidade. “Todas as vezes que tem campanha, estou presente”, afirmou com orgulho.

Geane Batista contribuiu para que a unidade alcançasse o total de 53 bolsas de sangue na segunda edição da campanha em 2023. Cada bolsa pode ser dividida para até 4 pessoas.

“Uma doação salva até quatro vidas. E a minha família já precisou de sangue, meu pai e minha avó. E a partir desse momento, eu e meus irmãos nos tornamos doadores. Não pela necessidade, mas porque achamos que salvar vidas é um ato muito bonito”, disse Geane Batista.

Colaboradores, usuários e pessoas da comunidade, em geral, participaram da campanha. A ação foi promovida pela agência transfusional da unidade em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A iniciativa tem o tema “Você ainda tem tempo para salvar vidas”. Ao todo, 53 bolsas foram coletadas.

“Foi uma campanha bastante participativa, tanto dos colaboradores quanto de usuários do hospital, que acompanham pacientes aqui internados, que muitas vezes fazem o uso diário de bolsas de sangue. Para nós, é muito importante sensibilizar sobre o ato da doação e ajudar no estoque do hemocentro, que abastece todo o oeste do Pará”, destacou a enfermeira da agência transfusional, Paula Maia.

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do Oeste do estado, o HRBA, unidade que pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, é abastecido diariamente com bolsas de sangue doadas pela Fundação Hemopa.

O Regional consome uma média de 540 bolsas de hemocomponentes por mês durante atendimentos e serviços. Em alguns procedimentos, como a cirurgia cardíaca, podem ser utilizadas até 15 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente.

“Essa parceria com o HRBA é muito valiosa para que possamos estabilizar o nosso estoque de sangue. O hemocentro regional abastece todas as unidades do oeste paraense, Tapajós e Xingu, e a possibilidade do servidor do hospital participar e mais, sensibilizar o usuário e a comunidade, é muito importante para nós”, comemorou Rita Favacho, gerente do Hemocentro regional de Santarém.

“Para nós, é motivo de felicidade poder realizar mais uma edição dessa campanha tão importante, junto com o Hemopa. Sabemos a importância da doação de sangue para os nossos pacientes e para o atendimento às unidades de toda a região. Por isso, estamos aqui incentivando nossos colaboradores e usuários a fazerem sua parte”, ressaltou Gean Francisco Cercal, diretor-geral do HRBA.

Serviço: Localizado no oeste do Pará, o HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto de Ascom HRBA