Semana de doação de sangue supera meta de doações e vai salvar mais de 800 vidas

Semana Municipal de Doação de Sangue, realizada pela Prefeitura de Castanhal, de 26 a 30, em parceria com o Hemocentro Regional de Castanhal, superou a meta de 200 coletas com um significativo resultado de 220 doações de sangue, o que vai atender mais de 880 pacientes internados na rede hospitalar do nordeste paraense.

Durante a semana, compareceram 287 voluntários, cuja maioria encaminhada pelos órgãos do Município. A Semana da Doação foi criada pela Lei Municipal N° 026 de 2015, com o intuito de estimular o ato solidário na população local e de municípios da região, anualmente, na última semana de agosto.

O gestor do Hemocentro Regional, Daniel Andion, parabenizou e agradeceu a participação de cada voluntário da mobilização que também envolveu a população. “Contamos com a participação ativa de mais de 20 órgãos municipais. O resultado da campanha foi ótimo e vai favorecer um início de semana mais tranquilo com o reforço do estoque técnico de sangue. Nosso  obrigado!”.

O presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Paulo Bezerra, transmite o agradecimento pela parceria da gestão municipal de Castanhal, por meio do prefeito, Pedro Coêlho, que além de incentivador da campanha, deu seu exemplo, doando sangue, ainda no primeiro dia da ação estratégica.

“Um exemplo a ser seguido não apenas pelos demais gestores, como também, por todas aquelas pessoas que, por algum motivo, ainda não doaram sangue para salvar vidas. Juntos somos mais fortes em favor de políticas públicas para melhoria constante do atendimento aos nossos usuários”, ressaltou Paulo Bezerra.

A campanha também contou com a parceria de vários artistas locais que contribuíram com apresentação de música ao vivo na Recepção dos Doadores, proporcionando um clima festivo e de agradecimento aos voluntários da semana.

Quem pode doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: O Hemocentro de Castanhal fica Travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, casas B-2 e B-3. CEP: 68740-200. Telefone: (91) 3412-4400.