Semana do doador de sangue supera expectativas e beneficiará quase 16 mil pacientes

Os estoques de bolsas de sangue atingiram mais de 3,6 mil bolsas coletadas, beneficiando 15.904 mil pacientes da rede hospitalar pública e privada

Dados divulgados pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) apontam que a Semana do Doador de Sangue superou número de doadores voluntários que compareceram às unidades do hemocentro paraense, no período de 20 a 25 deste mês.

Os estoques de bolsas de sangue atingiram mais de 3,9 mil bolsas coletadas, beneficiando 15.904 mil pacientes da rede hospitalar pública e privada.

A alta adesão é resultado de uma extensa agenda de campanhas internas e externas em Belém e no interior do Estado para manter os estoques de sangue da hemorrede abastecidos. Dentre os pontos de coleta que receberam doadores estão a sede do hemocentro, em Belém, e suas duas unidades de coleta dos shoppings Castanheira e Metrópole, os hemocentros de Marabá e Castanhal e os hemonúcleos de Altamira e Tucuruí, Abaetetuba, Redenção, Santarém.

A ação estratégica, uma das mais importante do calendário da hemorrede brasileira, tem o intuito de agradecer e parabenizar o doador voluntário que contribui todos os dias para manter os estoques de sangue abastecidos.

Altamira

Com programações em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a sede da Fundação, em Belém, totalizou 2.579 comparecimentos e 2.014 doações. Em Castanhal, compareceram 495 voluntários e 459 estiveram aptos a doar. Já em Marabá, foram 427 voluntários e destes 340 realizaram a doação. Santarém recebeu 488 doadores e 438 doaram.

Em Capanema, foram 107 candidatos voluntários e 96 doadores. Em Altamira, 132 se voluntariaram e 122 bolsas foram coletadas. Tucuruí fechou a semana com 117 voluntários e 99 doações. Abaetetuba finalizou a semana com 372 comparecimentos e 333 doadores efetivos. Por fim, a unidade do Hemopa em Redenção fechou a semana do doador de sangue com 75 bolsas coletadas.

Abaetetuba

Segundo o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, esse resultado expressa a importância das campanhas da Instituição. “Nós temos uma média, dentro da Região Metropolitana, de 4,5 mil doações de sangue por mês e no restante do Estado são cerca de 10 mil doações por ação voluntária todo mês. Isso é muito importante para manter a regularidade do estoque e um atendimento institucional em mais de 200 hospitais em todo o Pará”, destacou o titular do órgão.

Juciara Farias, gerente da captação de doadores e assistente social, esclarece que a formação de parcerias é parte fundamental das campanhas para alcançar novos voluntários e celebrar os doadores de repetição que se dispõe a estar no Hemopa para doar durante o ano todo. “Nós pensamos em todos os doadores que nos ajudam a manter os estoques de sangue ao longo do ano. São momentos como esse que aproveitamos para agradecer a cada um e também para estimular novos doadores a se tornarem doadores regulares de sangue, sabendo que todos os dias tem alguém que precisa dessa doação“, disse a assistente social.

A secretária, Bianca Farias, demonstrou sua gratidão em realizar pela primeira vez a doação de sangue. “É uma grande felicidade poder doar. Acabei de fazer minha primeira doação de sangue e foi muito rápido, é um ambiente bem acolhedor e, além disso, doar sangue é muito importante, salva muitas vidas”, disse a nova doadora.

Texto, por Helen Alves (Hemopa)