Servidores da Seplad doam sangue em “Gincana Solidária” promovida pelo Hemopa

Text_2

Uma caravana com 25 servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participou nesta terça-feira (21), da gincana de doação de sangue, promovida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). 

“É com grande satisfação que promovemos hoje, esta iniciativa significativa da Seplad, uma ação de doação de sangue. Reconhecemos a importância desse ato para a comunidade e estamos comprometidos em contribuir para suprir as necessidades dos bancos de sangue do nosso Estado. A doação de sangue é um gesto que vai além das fronteiras de nossa secretaria, é uma contribuição direta para salvar vidas e fortalecer a saúde de nossa população. Estou muito grato a todos aqueles que participaram dessa ação, cada doação representa um ato de compaixão e empatia, e tenho certeza de que, juntos, podemos alcançar resultados notáveis. Esta iniciativa reflete os valores que queremos cultivar na Seplad: o compromisso com o bem-estar da comunidade, a responsabilidade social e a colaboração para construir um ambiente mais saudável e solidário”, afirmou Rodrigo Nunes Polaro, diretor administrativo e financeiro da Seplad.

A ação faz parte da programação da campanha que realiza a Gincana Solidária, em parceria com órgãos públicos do Governo, em alusão ao ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’, comemorado dia 25 de novembro e tem como objetivo, estimular e conscientizar os servidores sobre a importância da doação.

“Hoje nós estamos com a equipe toda da Seplad, pela caravana da solidariedade para a doação de sangue, que é uma das nossas missões, pois essas caravanas envolvem outros órgãos do Estado, incentivando os servidores a virem participar dessa campanha, pois nessa semana é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Então é muito importante contar com essas parcerias, homenagear os doadores que, com um pequeno gesto, salvam muitas vidas”, afirma Paulo Bezerra, presidente do Hemopa

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Ao todo, na caravana, a secretaria doou 25 bolsas, podendo salvar até 100 vidas. 

“Sou doadora há dez anos e a cada três meses estou doando, que é o intervalo recomendado para as mulheres. Venho sempre também nas campanhas da Seplad, acho extremamente importante que a secretaria dê esse incentivo ao servidor, porque, por mais que seja uma fundação do Estado, muitas vezes as pessoas não conhecem o trabalho do Hemopa. E há necessidade de que a gente mantenha um fluxo intenso de doação de sangue. As pessoas pensam que você só deve doar quando conhece alguém, mas não, temos sempre que estar fazendo este gesto de solidariedade. O Hemopa, além de fazer isso, também tem a questão dos tratamentos das pessoas que têm doenças hematológicas, então eles necessitam o tempo inteiro de que o banco de sangue esteja abastecido. E querendo ou não, além de a gente ajudar o próximo, a gente pode estar se ajudando, porque um dia nós podemos estar em uma condição, de um acidente ou uma cirurgia importante que venha nos trazer a necessidade de doação de sangue”, disse Luciana Carvalho, assistente administrativa da Seplad.

Para contabilizar os pontos da “brincadeira”, cada instituição pública recebeu um código no cadastro do Hemopa para contabilizar as bolsas doadas. As doações em nome da Seplad podem ser feitas em qualquer posto de coleta do Hemopa, bastando  apresentar o número de identificação “1323”. 

Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Corona Vac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode  doar sangue, depois de 10 dias após a cura.


Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.

Posto de Coleta do Castanheira
Rodovia BR-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira. (em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, no sábado, das 7h30 às 17h e Domingos, das 8h às 15h.

Posto de Coleta do Shopping Metrópole
Rodovia BR 316, nº 4.500, Km 04 – Coqueiro, Ananindeua – PA, 67113-970
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h. 

Texto por Bianca Buenaño (SEPLAD)