SESAU e Hemopa capacitam Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias para Campanha de Doação de Sangue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), realizaram através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS/DT/SESAU, no auditório I da UNAMA-BR, na quinta-feira(29) e nesta sexta-feira(30) a Capacitação alusiva à Campanha de Doação de Sangue com abordagem da temática: “Dia D da Sensibilização Sobre Importância da Doação de Sangue”.

Os dois dias de capacitação foram voltados para Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes  de Endemias (ACE) do Município, e tiveram como objetivo fortalecer os conhecimentos sobre a importância da Doação de Sangue, e o incentivo à doação como medida de contribuição a salvar mais vidas.

Greycy Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Sesau.

“A campanha é uma parceria da Secretaria de Saúde de Ananindeua com o Hemopa, o nosso intuito é divulgar entre a população de Ananindeua o quanto é importante doar sangue e o quanto nós podemos salvar muitas vidas. Essa parceria é fundamental para captar mais doadores, e quando nós pensamos em utilizar a estratégia de utilizar os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias foi para articular melhor e mobilizar mais pessoas para doação”. destacou, Greycy Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SESAU.

Greycy ressaltou o quanto a capacitação dos agentes é de extrema importância no auxílio do esclarecimento da população, em relação à necessidade de captar mais doadores de sangue “Vamos ter a Campanha de Doação prevista para 12 de julho, na UBS Paulo Frota, nesse dia queremos levar muitos doadores. Este momento de conscientização que está ocorrendo hoje, com nossos Servidores, é para sensibilizar a respeito da importância da doação, qual o papel do Hemopa, qual o fluxo de atendimento dele, quais as doenças que podemos tratar, e como podemos identificar uma pessoa com alguma patologia hematológica que precise de acompanhamento, então esse é o momento de terem esse conhecimento”.

Para Greycy, além da sensibilização com que o tema deve ser abordado, ainda existem muitas dúvidas a serem esclarecidas sobre quem pode ser um doador. “Existem critérios para a doação de sangue, e esclarecemos para a população quem pode doar, e como no caso de pessoas hipertensas, diabéticas ou com outras patologias imunodeprimidas que não podem doar, pois tem a saúde frágil. Quanto a importância de doar, nós podemos salvar muitas vidas através da doação de sangue. Quem nunca teve um parente ou conhecido precisando de uma bolsa de sangue compatível e não encontra? Quantas pessoas não perderam a vida por esperar vários dias, semanas ou meses e não ter sangue compatível. O objetivo dessa campanha é a sensibilização, e agora chegando as férias temos como objetivo captar mais doares para podermos abastecer nosso banco de sangue”.

Lilian Bouth, Assistente Social da Captação de Doadores do Hemopa.

“O nosso objetivo é sempre levar informação à população sobre a importância de doar sangue, e entendemos que os ACE’s e ACS’s são responsáveis por levar informações de Educação e Saúde para a nossa população, então esse grupo se torna multiplicador pela busca nesse estoque do banco de sangue. Dia 12 de julho, estaremos em parceria com a Prefeitura de Ananindeua e com a SESAU, em uma Campanha de Doação já prevendo essa necessidade da manutenção do estoque nesse período de férias de julho. Contamos com a participação de todos os moradores de Ananindeua, nesse gesto de amor ao próximo”, ressaltou, Lilian Bouth, Assistente Social da Captação de Doadores do Hemopa,.

“Doar sangue é tranquilo, rápido, seguro e só faz o bem. Bem para quem doa, faz bem pro coração e faz um bem maior para quem recebe a doação. Muitos pacientes precisam de transfusão de sangue com urgência em nossas redes hospitalares, por isso a doação de sangue é contínua, precisamos de doadores todos os dias para manter nosso banco com estoque. Por isso, a importância que nossos Agentes levem a informação à população da necessidade da doação.” reforçou, Lilian.

No mês de julho, devido a queda na doação de sangue, o Hemopa que trabalha com diversas parcerias, irá promover Campanhas, intensificar as coletas externas e disponibilizar o seu micro ônibus para o Projeto Caravana Solidária, que vai até comunidades, igrejas e outros, buscar os grupos de doadores e encaminhar até as unidades do Hemopa para realizarem sua doação.

Lilían faz um convite de amor ao próximo à população de Ananindeua. “Eu faço o convite ao povo de Ananindeua, esse povo solidário, alegre e feliz que compareça dia 12 de julho, na nossa Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Município. Vamos ajudar a salvar vidas, seja um doador de sangue, né. Realize esse ato de solidariedade, doe sangue e salve vidas!

Como se tornar um Doador de Sangue:

Procure um Hemocentro com seu documento oficial com foto e confira se você atende aos requisitos necessários para doar.

– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal);
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
– Pesar no mínimo 50 kg.
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Texto: Ascom Prefeitura de Ananideua

Fotos: Leandro Santana