Torcedores de Remo e Paysandu juntos num ato de solidariedade

Text_2

A rivalidade fica para dentro de campo, porque por aqui, o clima é um só: solidariedade! Na semana passada teve RE-PA também na Fundação Hemopa.

Na sexta-feira (2), as meninas da torcida ‘LoucAzulinas’ compareceram ao Hemocentro de Belém em caravana para contribuir com o estoque de sangue. Luana Silva que é técnica de enfermagem e presidente da torcida feminina foi uma das doadoras. “Esta é a primeira doação de muitas que virão. A sensação não poderia ser melhor. Temos que ajudar ao próximo mesmo sem saber quem é”, destacou a torcedora azulina.

 

Doadora Renata Andrade

E como forma de presentear os doadores bicolores, o Paysandu colocou a Taça do Campeonato Paraense 2020 em exposição no Hemocentro, no sábado (3). A torcedora Renata Andrade compareceu para doar sangue pela primeira vez. “Fiquei surpresa que em somente seis minutos de coleta de sangue podem ser suficientes para melhorar ou até salvar a vida de uma pessoa! Não senti qualquer dor, moleza ou fraqueza, mas somente orgulho de ter ajudado alguém!”, destacou. E enquanto ela doava, o marido, Fernando Smith, aproveitou para fazer o registro com a taça.

Durante todo o ano, o projeto Doadores Futebol Clube que é uma parceria da Rede Cultura de Comunicação, Remo, Paysandu e Fundação Hemopa, mobiliza torcedores dos dois times paraenses para o voluntariado da doação de sangue. Este ano, já foram cerca de 300 bolsas de sangue coletadas.

“Esta é uma forma de incentivar as torcidas de Remo e Paysandu ao serviço social. Cada cidadão deve ter a consciência de que doar sangue é um ato de responsabilidade com o próximo. E o projeto Doadores FC veio para coroar esta união de torcidas em prol da vida”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

Critérios da doação

Para doar, os torcedores devem ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), mais de 50 kg, boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). No momento do cadastro, basta informar para que time torce.

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Unidades de coleta de sangue em Belém

O Hemocentro sede fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Bairro Batista Campos. O atendimento é de segunda a sexta, 7h30 às 18h e aos sábados, 7h30 às 17h.

A unidade de coleta no Shopping Pátio Belém, que fica na Padre Eutíquio, atende de segunda a sexta, 9h às 16h. O doador de sangue tem direito a estacionamento grátis por 4 horas.

E a unidade de coleta do Shopping Castanheira, que fica na Rodovia BR 316, Km 1 – Acesso do Pórtico Metrópole, atende de segunda a sexta, 7h30 às 18h. Sábados, 7h30 às 17h.