Trabalho de agente comunitário é evidenciado em encontro

“Viver com a anemia falciforme é viver com dor. Todos os dias. Mas eu sou muito feliz por estar viva e poder cuidar da minha filha. E isso só é possível por causa de vocês, por causa de cada doador de sangue”. O depoimento emocionado é da dona de casa Arcilena Sousa, feito durante o “Encontro com Equipes Multiprofissionais do Programa Estratégia Saúde da Família”, realizado na manhã desta sexta-feira, dia 24, no auditório da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, e tem como objetivo envolver os coordenadores de equipes de Saúde da Família para adesão ao “Projeto Agente da Doação” e, assim, aumentar o número de voluntários que possam ajudar pessoas como a Arcilena. Portadora da anemia falciforme, ela é uma dos 15 mil pacientes hematológicos que fazem tratamento ativo no Hemopa.

A presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, durante encontro com coordenadores do Programa Estratégia Saúde da Família

A doença é genética e se caracteriza por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células defeituosas têm uma vida muito curta e a medula não consegue reproduzir células tão rapidamente para compensar essa rápida eliminação. Por isso, todo mês ela precisa fazer transfusões. “É o amor de cada um dos doadores que me faz estar viva”, conta Arcilena.

A presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Saraiva, explica que o “Agente da Doação” consiste em sensibilizar e capacitar os agentes comunitários de saúde para que eles possam atuar como multiplicadores da importância da doação de sangue. “Com o projeto nos fazemos chegar até a população, de forma direta, informações de qualidade sobre a doação de sangue, ampliando nossa atuação. Ou seja, esses profissionais são parceiros fundamentais no nosso trabalho”.

O coordenador da Atenção Básica da Sesma, Felipe Safh, evidenciou a importância do Projeto Agente da Doação.

Em Belém, existem mais de 700 agentes divididos em 112 equipes. “O Projeto é uma forma de mostrar confiança no nosso trabalho. O agente comunitário de saúde tem um vínculo com a comunidade. Eles podem tirar dúvidas sobre a doação de sangue e influenciar positivamente os usuários. E eles estão extremamente comprometidos com a causa”, ressalta o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Felipe Safh.

O assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Hélio Franco, lembra que o Hemopa atende mais de 200 hospitais somente na Região Metropolitana de Belém. A demanda é grande e também precisa de grande mobilização. “O problema de conseguir sangue é de toda a comunidade, seja doando ou conseguindo doadores. Do Hemopa, temos que exigir a garantia da qualidade desse sangue. O que tem sido feito”.

A presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Saraiva, e o assessor especial da Sespa, Hélio Franco.

Hélio Franco ressaltou ainda que o agente comunitário tem um papel muito especial, pois eles entram na casa das pessoas e tem a confiança delas. Ao falar sobre a doação de sangue com credibilidade, ele consegue a atenção da comunidade. “Você pode ter a melhor estrutura hospitalar do mundo, mas se uma pessoa precisar de algum componente do sangue e não houver doador, não há como salvar essa vida. O doador de sangue é um herói”, evidencia.

Além de conversa com Ana Suely Saraiva, Hélio Franco e de Felipe Safh, o encontro também contou com palestras sobre “Hemoterapia e enfermagem: conhecimentos e práticas”, “Da doação à transfusão: o caminho percorrido pelo sangue”, “Projeto Agente da Doação: Conheça essa proposta” e “Motivar para doação é multiplicar amor”.

Palestra durante Encontro com coordenadores do Programa Estratégia Saúde da Família realizado no Hemopa.

Dia do doador: Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e como encerramento da Semana do Doador, neste sábado, dia 25, haverá programação cultural para parabenizar e agradecer cada doador de sangue. Estão confirmados: os cantores Jorginho Gomez e a dupla Beto e Leno, stand-up do humorista Sandro Almeida, apresentação do movimento de cosplay do +Geek Pará, da Banda da Polícia Militar, do Ministério na Videira, do Resgate Castanhal e da Missionária Patrícia Queiroz.

Doação: Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário ainda portar documento de identidade oficial, original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 3110-6500 / 0800 280 8118.