Treinamento de Gestores das unidades regionais

Esta semana, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), realizou o II módulo do curso de Qualificação para Gestores das unidades regionais que compõem a Hemorrede.

O treinamento consistiu na atualização da política administrativa e do sangue que norteia as atividades desenvolvidas pela Hemorrede em todo o estado do Pará. Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, recebeu o grupo e falou um pouco sobre a necessidade de se trabalhar alinhado e, seguindo a missão da instituição que é de salvar vidas. “É muito importante termos este momento para conversarmos pessoalmente e trocarmos experiências, pois sabemos que cada região tem sua particularidade. E é neste sentido que precisamos adequar nossa linha de atuação, mas sempre pensando em benefício da sociedade: do doador e do paciente”, destacou o gestor.

Paulo Bezerra, Presidente do Hemopa, iniciou a capacitação dos gestores.

Entre os dias 24 e 27 de setembro, os gestores das unidades de Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, receberam os conhecimentos desenvolvidos no Hemocentro coordenador, em Belém.  A partir da equipe multidisciplinar, eles fizeram uma imersão desde a captação de doadores, processo do ciclo do sangue, hemovigilância, distribuição de produtos hemoterápicos e, entre outros assuntos, a comunicação institucional.

Rejane Isaias, gestora do Hemocentro de Marabá, aprovou o treinamento. “Foi uma semana de muito aprendizado e qualificação. Podemos levar muitas melhorias em diversas áreas de atuação como ao cronograma de funcionários, no atendimento dos doadores. Também quanto a segurança transfusional. Enfim, foi muito proveitoso”, destacou.

Joaquim Azevedo, gestor de Santarém também compartilhou da mesma opinião que a colega de trabalho e foi além. “Este treinamento abriu nossos horizontes de como administrar melhor nosso hemocentro. A gente espera que este treinamento se estenda aos servidores de todos os setores da Hemorrede”, sugeriu.

Visitas guiadas – Durante o treinamento, os gestores foram levados para os laboratórios de processamento do sangue e tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina dos profissionais, analisando as técnicas e procedimentos adequados para a manipulação e armazenamento das bolsas.

Orientações quanto ao processamento da bolsa de sangue

Noelton Soares, gestor do Hemonúcleo de Capanema, aproveitou para conhecer mais de perto os procedimentos.  “Foi muito positivo. Viemos ganhar novas experiências para contribuir e expandir o conhecimento no nosso hemonucleo. A partir de agora temos muitas coisas para agregar na administração das atividades em Capanema”.

Na sala de coleta, os gestores foram recebidos pela enfermeira Luciana Leal, que é a gerente da Triagem de Doadores de Sangue. Ela apresentou a rotina de trabalho desde a recepção dos doadores até a coleta, efetivamente.

Este é o segundo módulo do curso de qualificação de gestores das unidades regionais, de acordo com a Assessoria de Gestão de Pessoas do Hemopa, ainda terá o terceiro módulo com orientações nos setores de pessoal, logística, finanças e jurídico.