VISITA DE RESIDENTES AO HEMOPA REFORÇA PARCERIA COM A UEPA

Text_2

Presença da Coordenação de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) estimula intercâmbio de qualificação na área da saúde

A Fundação Hemopa recebeu na última terça-feira (23) uma visita da Coordenação de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) com o intuito de lapidar a integração da Fundação com os programas de Residências da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O evento ocorreu na sede do hemocentro, no bairro Batista Campos, em Belém.

O encontro contou com a presença de residentes do primeiro e segundo ano dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia. Os alunos residentes participaram de visitas técnicas e reuniões com membros da fundação, incluindo o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra. 

Mariana Buriti é residente farmacêutica do segundo ano na Fundação Hemopa, pela Uepa e afirma que sua experiência no Programa de Hematologia e Hemoterapia foi de suma importância para seu desenvolvimento profissional. “Eu já sou do segundo ano, então eu não sou mais a mesma pessoa que entrou, eu estou tendo frutos de outras oportunidades, estou tendo novas vivências, novos conhecimentos, e é agregando muito para mim como profissional, e contribuir com a Fundação Hemopa é incrível. Tivemos vivência em vários cenários e vários tipos de práticas e a gente consegue usufruir de um conhecimento muito grande aqui da fundação” disse a acadêmica.

A Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia da Fundação é desenvolvida em cooperação com a Uepa e todos os anos oferece oito vagas aos cursos de Biomedicina, Farmácia Bioquímica, Fisioterapia e Enfermagem. Esse programa nasceu com intuito de capacitar e qualificar profissionais ativos da área da saúde ao oferecer qualidade técnica e científica a sua comunidade acadêmica. A iniciativa é uma forma de garantir a segurança dos processos transfusionais oferecidos à sociedade paraense pela extensa hemorrede estadual.

Ao falar mais sobre as reuniões realizadas durante a visita, a professora doutora Gabriela Farias, responsável pela coordenação Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) da Uepa, fala sobre seus passos futuros e comenta que o encontro é imprescindível para demonstrar a aproximação da Universidade com a Fundação no que diz respeito o alinhamento das necessidades dos acadêmicos de especialização durante o período de dois anos de formação.

O evento sediado pelo Hemocentro Coordenador contou com quatro momentos, sendo os três primeiros direcionados a pontuação de aspectos importantes de reformulação, da revisão de projetos pedagógicos e manuais de residência, além da discussão de cursos de formação de preceptores, o levantamento das demandas de cada programa, na organização de disciplinas e esclarecimentos acerca do futuro encontro de todas as residências em janeiro do ano que vem.

No que diz respeito às visitas técnicas realizadas, o enfermeiro residente do primeiro ano Thiago Gonçalves demonstra sua admiração pela qualificação oferecida pela Fundação. “O Hemopa, em si, traz realmente uma excelente organização da residência, tanto na administração como também nos campos de estágio dentro do Hemopa. Todos os campos de estágio que a gente já passou, de prática no caso, realmente, foram de formas exemplares. Independente da nossa área de atuação ou não, eu, como enfermeiro, passando em laboratório, mesmo assim a gente nunca deixa de ficar de lado. Sempre os preceptores e os profissionais dessas áreas estavam ativos e com vontade de nos ensinar de fato”, comenta o pesquisador residente.

Serviço: Para mais informações sobre a Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) em parceria com a UEPA, o candidato deve entrar em contato com o Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hemopa, por meio do email nepes@hemopa.pa.gov.br ou pelo telefone (91) 3110-6534.

Texto: Ascom Hemopa (com informações de Beatriz Cunha)