Voluntariado atende apelo do Hemopa e incrementa estoque de sangue no veraneio

O atendimento transfusional na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, na segunda-feira, 8, ganhou reforço com as 100 doações de sangue realizadas no sábado, 6, que vão favorecer cerca de 400 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada. O Hemocentro também participou de ação Itinerante de Cidadania, do Pará Paz, dia 06 de julho, na cidade de Mocajuba, nordeste paraense, onde foram efetivados cerca de 30 cadastros de candidatos à doação de medula óssea.

Na segunda-feira, 8, a sede do Hemocentro paraense recebeu a campanha de doação de sangue realizada por voluntários da Fundação We Love U, que existe em Belém há 9 anos e possui mais de 200 voluntários e está presente em mais de 50 países, junto com a Organização das Nações Unidas (ONU)

De acordo com o coordenador do projeto em Belém, Jacó Souza, a ação “tem o objetivo de salvar vidas daqueles que precisam de sangue e sangue é vida. Por isso, para salvar o mundo precisamos ajudar o próximo”. Ele ainda informou  outras ações desenvolvidas pela instituição: preservação do meio ambiente, auxílio às pessoas em estado risco, desabrigados.

A técnica de Enfermagem, Euzilene Rodrigues Tenório, 29, foi uma das doadoras do grupo. “A Fundação existe no mundo todo e aqui em Belém temos o projeto de doação de sangue também. O nosso foco é espalhar amor ao próximo, porque hoje em dia as pessoas pensam mais em si, e a Fundação veio para resgatar esse amor e se colocar no lugar do outro”, disse ela que já é doadora há mais de um ano.

Doe sangue pelo Pará– Para quem está em Belém, a doação pode ser feita na sede do Hemopa ou nas unidades de coleta do Pátio Belém ou Castanheira. Já no interior do Estado, a coleta pode ser efetivada nos Hemocentros Regionais de Santarém, Castanhal e Marabá; e nos Hemonúcleos de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Capanema.

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6506.